Por meio da segunda edição do Minera Startup, programa de relacionamento da Hydro com startups do Pará, a Hydro selecionou a Ludus Studio, uma empresa de Tecnologia Interativa. A nova contratada irá realizar projetos envolvendo realidade virtual, simulações interativas e realidade aumentada para as operações da Hydro no Brasil. A escolha pela startup ocorreu após diversas reuniões de entendimento da oportunidade e definição do escopo de trabalho, que fazem parte do processo do programa.

Um dos projetos que está sendo desenvolvido pela startup é um simulador que servirá para estudar e avaliar processos para implementar melhorias no filtro prensa na refinaria Hydro Alunorte, localizada em Barcarena (PA). Por meio de óculos de Realidade Virtual e pela Realidade Aumentada, a equipe poderá realizar simulações de diversas condições para avaliar oportunidades de melhoria. O projeto é capaz de simular condições e duração do processo com um acelerador de tempo e no final, um relatório é gerado para tomada de decisões estratégicas no que se refere à disposição e manipulação das placas dentro da oficina. Tudo isso numa imersão completa por conta da realidade virtual.

“É muito gratificante podermos unir o uso de tecnologia inovadora como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, construída e implementada por pessoas da região, em processos de inovação e melhoria contínua nas operações da Hydro, no Pará. O Minera Startup tem um papel importante para alcançar esse objetivo, pois é por meio do programa que temos a oportunidade de conhecer o potencial das novas empresas paraenses e crescermos juntos”, afirma Leôncio Bitar, gerente sênior de Transformação Digital, da Hydro, que completa: “O programa é muito mais do que a busca por um novo fornecedor. Através dele, é possível fomentar o ecossistema de startups na região Norte, retendo talentos e fortalecendo assim a economia local”.

Além do projeto para a Hydro Alunorte, a Ludus Studio tem em vista outros projetos – ainda em fase inicial – para a Hydro Paragominas, mina de bauxita da empresa, que envolvem realidade aumentada e entrega de informações em tempo real. Estes projetos deverão ser realizados em uma segunda etapa com data de implementação a ser definida.

A Ludus Studio é uma empresa de Tecnologia Interativa, localizada em Belém (PA), que atua em Transformação Digital. Seu foco é expandir o potencial de produtos e serviços em empresas de diversos segmentos do mercado por meio do mundo virtual. A startup atua com Realidade Virtual, Realidade Aumentada, simulações interativas, maquetes 3D e virtuais, aproveitando o potencial criativo de produtos e serviços para solucionar problemas, validação de projetos e impulsionar vendas.

“O programa Minera Startup tem sido muito importante porque abre muitas portas e contribui para o network local. Ao investir em tecnologias inovadoras voltadas ao empreendedorismo, ele movimenta o ecossistema e demonstra cada vez mais o potencial da região paraense neste setor tecnológico e criativo. Que esta iniciativa da Hydro desenvolva mais projetos tecnológicos por vir. Crescemos muito após o programa. A experiência com o primeiro projeto que está sendo desenvolvido na refinaria foi um estímulo para o crescimento interno, tanto no que se refere ao aumento dos recursos humanos envolvidos, como na aquisição de novos equipamentos e softwares, surgimento de novas parcerias, além de promover o portfólio da Ludus Studio como nova empresa parceira da Hydro e vencedora do Minera Startup”, afirma Ítalo Freitas, CEO da Ludus Studio.

“É notável o interesse da Hydro sobre iniciativas que desenvolvem e incentivam o mercado local, bem como a sustentabilidade. Além da eficiência e eficácia do trabalho realizado nas suas dependências e a sua visível preocupação com a segurança de seus funcionários; isto nos motivou a entregar mais do que o esperado”, completa Freitas.

Sobre o Minera Startup

O Minera Startup é uma colaboração entre Hydro, Açaí Valley e startups, voltado às soluções para o negócio da empresa e com o propósito de estimular empreendedores do Estado do Pará que tenham o foco em inovação, contribuindo com o desenvolvimento local. Em seu processo seletivo, são avaliados uma série de requisitos como ter uma equipe formada por no mínimo dois integrantes com idade igual ou superior a 18 anos e ter soluções preferencialmente voltadas para Realidade Aumentada, Digital Office, Internet das Coisas (IoT) aplicada no ambiente industrial, entre outras.