A Hydro Extrusão está investindo na modernização de suas operações na planta de Tubarão, em Santa Catarina. Desde que adquiriu a unidade, em 2018, a empresa já investiu mais de R$ 20 milhões em reformas estruturais, compra de equipamentos e treinamento de mão-de-obra. Uma parte importante deste projeto foi concluída em agosto deste ano: a primeira etapa da reforma do prédio da Prensa P3. Somente na reforma deste prédio, a empresa está investindo R$ 5,5 milhões com o objetivo de aumentar em 20% a produtividade, além de trazer mais segurança e modernidade ao processo produtivo. A previsão de conclusão da reforma do prédio da Prensa P3 é até o final de 2023.

“Estamos trabalhando para aumentar o valor agregado dos produtos produzidos em nossa unidade de Tubarão e satisfeitos com os resultados que já conseguimos alcançar mesmo durante um período tão desafiador. Passamos a oferecer perfis de alumínio com estampo e polimento, que não fazia parte do nosso portifólio anteriormente. Além disso, com o novo fluxo no processo produtivo, nossa produção vai subir de 14 mil toneladas para 15 mil toneladas por ano”, afirma Sergio Vendrasco, Vice-presidente da Divisão de Extrudados na América do Sul.

O novo layout do prédio da Prensa 3 foi concebido com o que há de mais moderno no mundo para este tipo de construção. As equipes responsáveis realizaram uma avaliação por meio de um mapeamento de fluxo que apontou as melhorias necessárias para uma produção ainda mais eficiente. O prédio agora também é mais sustentável, já que todas as lâmpadas foram substituídas por LED, reduzindo a emissão de carbono da estrutura. O próximo passo será a automatização da operação nesse prédio.

As equipes internas estão sendo preparadas para trabalhar com as novas tecnologias. Serão oferecidos cursos internos de capacitação com 16 vagas para operadores dos equipamentos utilizados na produção dos perfis de alumínio. Metade dessas vagas serão oferecidas para o público externo. “Queremos capacitar não somente nossos empregados, mas também a comunidade do entorno de nossas operações”, complementa Vendrasco.

A empresa está priorizando a contratação de mão-de-obra e empresas locais para a realização do projeto. Cerca de 80% do investimento da reforma ocorreu em parceria com fornecedores locais, sendo que R$ 794.000,00 em mão de obra local (prestação de serviço).

A Hydro age com respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente, priorizando a segurança em todas as operações. Portanto, toda a estrutura segue a NR-12, uma Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho que consiste em um conjunto de procedimentos de segurança direcionados para o transporte, instalação, operação e manutenção de máquinas em ambientes de trabalho.

A empresa tem certificação Aluminium Stewardship Initiative (ASI) no Brasil, que reconhece a produção, fornecimento e administração responsáveis do alumínio. A organização avalia diversos critérios que mostram que princípios de Sustentabilidade e Direitos Humanos estejam cada vez mais incorporados nas cadeias de suprimentos.

Sobre a planta Hydro Extrusão Tubarão

A unidade, que foi fundada em 1975 e está localizada em Santa Catarina, é especializada em perfis de alumínio voltados para o mercado de construção civil. Possui unidade de anodização para acabamento superficial para perfis de alumínio com capacidade de 6.000 toneladas/ano e uma Ferramentaria de Fabricação com capacidade de 4,5 mil/ferramentas de extrusão/ano. Com capacidade total de produção de 29 mil toneladas/ano de perfis extrudados, conta com processos especializados de recorte, estampo e polimento de perfis de alumínio.

O que fazemos na Hydro Extrusão

A Hydro Extrusão é uma empresa líder mundial em extrusão de alumínio, com cerca de 100 unidades de produção, em 40 países, e empregando 21.000 pessoas. Por meio de uma combinação exclusiva de experiência local, rede global e recursos de P&D incomparáveis, oferecemos desde perfis padronizados até perfis exclusivos e sob demanda para os segmentos: automotivo, industrial e construção civil. Para o mercado de construção civil, a Hydro disponibiliza um portfólio completo para projetos comerciais, residenciais e complementos de arquitetura.

Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em produtos valiosos para pessoas e negócios, com foco em um local de trabalho seguro e protegido para nossos 31.000 empregados, em mais de 140 unidades.

A Hydro está comprometida em liderar o setor para um futuro mais sustentável. A empresa tem o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolvendo recursos naturais em produtos e soluções de maneiras inovadoras e eficientes como indústria que faz a diferença.