Por meio do financiamento de propostas com foco em empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de Barcarena, no Pará, o Fundo de Sustentabilidade Hydro e a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) estão apoiando 15 projetos selecionados para as Chamadas de Base Comunitária I e de Base Estruturante da Plataforma Conexões Sustentáveis. Os projetos selecionados foram apresentados em um encontro de parceiros, iniciando a jornada com diálogos e conexões.

Entre os projetos está o Chuvas da Amazônia – Estação Vida, administrado pela engenheira ambiental Thuany Cristina da Silva Batista, que pretende implantar e ensinar técnicas alternativas para acesso à água potável nas comunidades ribeirinhas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida com a diminuição a longo prazo de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado. O projeto tem duração de oito meses para ser implantado e vai beneficiar moradores das ilhas do município de Barcarena, nas comunidades de Urucuriteua, Anauerá e São João nas Ilhas Trambioca e das Onças. “Queremos também sensibilizar as comunidades sobre as práticas de educação ambiental. Vamos alcançar cerca de 150 pessoas dessas comunidades”, explica Thuany.

O projeto é dividido em seis fases: visita técnica e coleta da água consumida no dia a dia; oficina sobre a importância da água potável e a prática com técnicas de acesso à água potável por meio de filtros caseiros; instalação de banheiros ecológicos e compostagem; implantação do sistema de captação da água da chuva; vistoria, coleta da água após implantação do sistema e análise laboratorial; e o trabalho de conscientização e preservação da mata ciliar e plantação de mudas nativas.

Para o diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro, Eduardo Figueiredo, “os projetos selecionados vieram de uma construção coletiva, detectando os problemas e soluções para Barcarena. Percebo a evolução do trabalho e a confiança de que temos 15 projetos que nós acreditamos que vão fazer a diferença, pois eles têm qualidade. O Conexões Sustentáveis reafirma o compromisso do Fundo em fortalecer as comunidades do município”.

A Plataforma Conexões Sustentáveis busca financiar projetos socioambientais para promover transformações positivas em prol do desenvolvimento de Barcarena, beneficiando prioritariamente organizações comunitárias locais, que têm dificuldades de acesso a créditos. É uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) em parceria estratégica com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID/Brasil) e a Aliança Bioversity/CIAT, por meio da execução da Secretaria Executiva da Iniciativa Barcarena Sustentável. No total serão investidos R$ 2.950.000.

Mulheres quilombolas em ação

Outro projeto selecionado é o “Mulheres Quilombolas em Ação – União que Capacita”. Desenvolvido pela Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista, ele defende o direito ao território ocupado pelos quilombolas; protege o meio ambiente; promove o desenvolvimento sustentável econômico, social e cultural da comunidade; preserva as manifestações religiosas e culturais e a autonomia e autodeterminação do quilombo e promove a qualidade de vida.

O projeto planeja capacitar, em média, 60 mulheres de diferentes faixas etárias da comunidade, para que por meio da profissionalização possam ter uma geração de renda própria, inspiradas pelo respeito à cultura dos valores tradicionais quilombolas. “Queremos fortalecer o empoderamento feminino e da comunidade tradicional a partir das iniciativas para a inclusão produtiva, por meio da qualificação técnica das profissionais na área de beleza afro, direcionamento ao mercado de trabalho formal e incentivo ao empreendedorismo”, avalia Maria Luciene Pinheiro, membro da Associação. O projeto deve durar cerca de 12 meses, com investimento em torno de R$ 87.500 e atuação no centro comunitário do Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa vista, em Barcarena.

Economia circular sustentável

Entre os projetos selecionados está também o da Maria Cordeiro Queiroz, que já havia participado de outro projeto do Fundo, o Tipitix, focado na comercialização da farinha de mandioca Mandioquieiras. Agora, foi selecionada com o projeto Economia Circular Sustentável de Resíduos Sólidos, desenvolvido pela Associação dos Moradores Igarapé Cupuaçu (AMIC). “Por meio de soluções inovadoras, encontramos um caminho para gestão de tratamentos de resíduos orgânicos. O biodigestor é uma tecnologia social que possibilita a decomposição de matérias orgânicas produzindo o biogás e biofertilizante de alta qualidade. Vamos atuar nas residências das famílias da comunidade do Cupuaçu”, conta Maria.

A iniciativa tem duração prevista de dois anos e pretende produzir 6,5 litros de biofertilizantes por meio do processamento do resíduo orgânico; fornecer capacitação de moradores em gestão ambiental; incentivar a diminuição de gastos com compras de gás e gerar o aumento do sequestro de CO2, com uma meta de 20 toneladas de CO2 ao ano. “Queremos mostrar para Barcarena que temos um projeto inovador, que vai beneficiar 17 famílias diretamente e mais de 150, indiretamente. E, sem a parceria do Fundo de Sustentabilidade Hydro, nada disso seria possível, não conseguiríamos levar a essas comunidades o desenvolvimento que elas necessitam”, finaliza Maria Cordeiro.

Prevenção de acidentes

Já o projeto do mini-transponder visa prevenir acidentes aquaviários nas comunidades ribeirinhas, muito comuns entre embarcações como rabetas, rabudos e outros que não possuem equipamentos de sinalização de navegação. O mini-transponder é um equipamento de comunicação via rádio que sinaliza de forma inteligente a aproximação entre as embarcações, evitando as colisões entre elas e tornando a navegação mais segura. Desenvolvido pelo Instituto Açaí – Ciência e Cidadania na Amazônia (IACCA), o mini-transponder amazônico será voltado ao atendimento às famílias ribeirinhas de Barcarena (comunidades vizinhas da ilha da Trambioca, Ilha Arapiranga e na localidade do Furo do Arrozal), sendo um dos principais itens de segurança e prevenção de acidentes em embarcações de pequeno porte. Serão 178 famílias ribeirinhas vinculadas ao projeto, durante 19 meses.

“Queremos diminuir em torno de 60% a ocorrência de acidente entre pequenas embarcações, após instalação do mini-transponder, e capacitar os beneficiários para que eles utilizem esta tecnologia da melhor forma”, ressalta Gilberto Silva, do IACCA.