Para transformar a agricultura familiar local, o Fundo de Sustentabilidade Hydro desenvolve diversos projetos no munícipio de Barcarena, entre eles o Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário, em parceria com Fundação Mitsui Bussan do Brasil e o Instituto Peabiru. Na etapa atual do projeto, uma parte dos produtos desenvolvidos já se encontra em fase de comercialização e novos produtos estão sendo lançados no mercado como resultado do 2º Ciclo de Desenvolvimento de Negócios. Esses produtos foram apresentados no último dia 05 de maio, em Belém, na 1ª Rodada de Negócios. Entre esses novos produtos estão as geleias de açaí e muruci, cobertura para sorvete de açaí, taperebá e cupuaçu, pão de queijo de macaxeira, e muitos outros, beneficiando as comunidades a desenvolverem cerca de 20 negócios agroalimentares e 34 produtos, sendo que 14 foram lançados em 2021, e outros 20 agora em 2022.

“Este encontro foi o momento de apresentar o resultado deste segundo ciclo e de todo o beneficiamento que esses agricultores receberam para grandes empresários locais. A expectativa a partir de agora para novos negócios e ampliação da comercialização é muito boa”, avalia Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

O Tipitix atende cerca de 200 agricultores familiares, produtores da mandioca e seus derivados, além de frutas, verduras, hortaliças e diversos outros produtos de mais de 20 comunidades rurais de Barcarena (PA). Entre essas comunidades está a do Cupuaçu, localizada a 143 km da capital, onde a agricultora Rosa Queiroz aprendeu com as gerações passadas a produzir a farinha de mandioca. Esse conhecimento vem sendo aperfeiçoado com o suporte do projeto Tipitix, que oferece assessoria técnica para o desenvolvimento dos produtos, infraestrutura para o beneficiamento da produção; além de apoio em design, crédito e assessoria comercial para inserção dos produtos no mercado. O projeto ainda oferece suporte administrativo e contábil para os procedimentos referentes à formalização e à gestão dos empreendimentos participantes. “A gratidão é muito grande, pois o apoio do Tipitix foi fundamental no desenvolvimento dos nossos produtos, que agora têm uma visibilidade muito maior”, relata outro agricultor, Elias Bezerra, responsável pelos chips de banana.

Desde que o primeiro ciclo foi lançado, em março de 2021, já foram produzidos cerca de uma tonelada de produtos beneficiados a partir da mandioca, como farinha de mandioca grossa, farinha de tapioca, farofa temperada, pão de queijo, tucupi, brigadeiro e macaxeira embalada a vácuo. Foram beneficiados também 300 quilos de produtos como abóbora a vácuo, geleias, coberturas, sorvetes, chocolates e folhas processadas.

Sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro - O Fundo foi criado pela Hydro, Alunorte e Albras para fazer a gestão do investimento financeiro, baseado nas diretrizes e prioridades definidas no âmbito da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). O Fundo é resultado do compromisso de investimento de R$ 100 milhões, num período de dez anos, assumido pelas empresas em abril de 2018.