• Amplos esforços da empresa para lidar com os desafios do mercado e avanço do programa de melhorias segundo as expectativas
  • Continuação de bons resultados na Aluminum Metal, Metal Markets e Extrusions
  • Revisão do esquema de compensação de CO2 na Noruega
  • Execução da estratégia 2025, alta de vendas de produtos de alumínio mais verde
  • Distribuição adicional de dividendo de NOK 1,45 por ação e início de programa de NOK 2 bilhões em recompra de ações

“A Hydro tem tido fortes resultados financeiros, ao mesmo tempo em que progride satisfatoriamente com sua agenda estratégica. Tal feito, combinado com o acesso estável e duradouro a matérias-primas e energia, representa um sólido fundamento para manobrar em ambientes econômicos mais voláteis”, disse Hilde Merete Aasheim, presidente e CEO da Hydro.

No entanto, a saúde e segurança dos empregados e das comunidades em que operamos é prioridade máxima da Hydro, pois um ambiente livre de acidentes é a principal meta da empresa, que trabalha continuamente para evitar acidentes e que vem melhorando paulatinamente seu desempenho geral de segurança, já tendo reduzido seu número total de acidentes registráveis em 20 % desde o final de 2021.

Observamos que a guerra na Ucrânia, a alta dos preços da energia, e a preocupação com a inflação e as crescentes taxas de juros continuam a aumentar a incerteza e impactar as expectativas de crescimento para 2022 e 2023. Fontes externas ajustaram o nível esperado de crescimento global em 2022 para aproximadamente 2 % e vários mercados importantes reportam os níveis de inflação mais altos dos últimos 20 anos. No mercado de extrusão, a demanda dos segmentos industriais e de construção caiu no terceiro trimestre, enquanto a demanda no setor automotivo apresentou uma ligeira melhora graças à solução de alguns desafios da cadeia de fornecimento. No setor de energia, vemos uma demanda maior de alumínio.

“A execução do nosso programa de melhorias é essencial para assegurar uma cadeia de valor robusta, ao lidar com um mercado mais imprevisível. Continuamos, por isso, a nos esforçar ao máximo durante o trimestre e esperamos alcançar nossa meta de NOK 7 bilhões para 2022”, afirmou Aasheim.

O preço trimestral do alumínio teve queda no terceiro trimestre de 2022, em consequência do medo de uma recessão, da demanda global fraca e do forte aumento da produção e exportação da China, que impulsionaram os preços. Sendo assim, o futuro permanece incerto para algumas das plantas de produção de alumínio a altos custos, já que os preços globais de energia têm reduzido a demanda e pressionado as margens das refusoras. Dado este cenário, uma série de produtores cortou parte de sua produção na Europa e nos Estados Unidos, estando, atualmente, aproximadamente 50 % da indústria de alumínio da Europa continental reduzida. Para 2022, fontes externas estimam que o déficit global de alumínio primário será de 0,4 milhão e 0,7 milhão de toneladas métricas.

No terceiro trimestre, os preços da energia no mercado nórdico aumentaram ainda mais, batendo novo recorde no trimestre devido a baixas condições hidrológicas e a exposição a preços continentais recordes. No sudoeste norueguês (NO2), os reservatórios estavam a apenas 53 % de sua capacidade no final de setembro, 30 % abaixo do nível normal. As condições hidrológicas da região NO2 melhoraram no início de outubro, mas o nível dos reservatórios segue abaixo do normal. A operadora do sistema de distribuição da Noruega, Statnett, mantém que pode ser problemático garantir a segurança energética na região sul do país durante o inverno e, na Europa continental, os preços de energia aumentaram principalmente por causa do aumento do gás, também em consequência do risco de segurança energética durante o inverno.

Com a volatilidade destes mercados, a Hydro segue trabalhando para encontrar soluções e mitigar riscos, ao mesmo  tempo em que posiciona a empresa de acordo com sua estratégia até 2025. O ponto de partida da Hydro é sólido, com contratos de energia competitivos e de longo prazo para a maioria das refusoras de alumínio e mecanismos de segurança integrados para margens de 20-25 % do portfólio de alumínio em 2023-2024. Em resposta às difíceis condições do mercado atual, a Hydro ajustou sua capacidade à demanda do mercado, continuando seus esforços para assegurar atividades robustas com foco na redução de custos e maior excelência operacional. A previsão do programa de melhorias até 2025 é que este alcance sua meta de NOK 7,0 bilhão para 2022, e novas iniciativas estão sendo identificadas em todo o portfólio.

Devido a uma menor demanda no mercado de tarugos de alumínio na Europa, a Hydro iniciou, neste terceiro trimestre, a interrupção parcial das fábricas de fundição norueguesas Hydro Husnes e Hydro Karmøy, cortando na ordem de 110 mil a 130 mil toneladas de alumínio primário. O corte representará uma redução de aproximadamente 170-200 MW de energia, tão logo tenha sido posto plenamente em prática até o final de 2022, conforme previsão.

Ainda em resposta às condições gerais adversas e aos altos preços da eletricidade durante o terceiro trimestre, a Hydro também decidiu fechar a produção de alumínio primário na Slovaco, uma subsidiária na Eslováquia em que Hydro detém a maioria das ações, continuando a fábrica apenas com suas operações de reciclagem, as quais servem clientes de toda a região com 75 mil toneladas de alumínio reciclado anualmente.

“Lidamos com questões de curto prazo, ao mesmo tempo que dedicamos nossos esforços na consecução de nossas ambições estratégicas de longo prazo. Neste semestre, seguimos progredindo com nossa meta de dobrar a reciclagem de sucata pós-consumo, além de amadurecer novos projeto de energia renovável”, confirma Aasheim.

Além de trabalhar com os desafios de curto prazo, a Hydro também progride com sua estratégia de tanto fortalecer sua posição no mercado de alumínio de baixo carbono como crescer em novas áreas de energia. O alumínio mais verde, com baixa pegada de carbono, é peça imprescindível para a transição verde. Neste terceiro trimestre, continuamos a observar maior demanda pelos produtos Hydro CIRCAL e Hydro REDUXA, que aumentaram suas vendas 45 % em relação ao mesmo período do ano passado – corroborando a ambição da empresa de dobrar a venda de produtos mais verdes até 2025. As operações de extrusão também continuam sendo uma área de crescimento importante para a estratégia da Hydro até 2025 e, neste terceiro trimestre, a empresa decidiu investir em 12 mil toneladas de capacidade adicional em sua planta de extrusão em Rackwitz, na Alemanha.

Os projetos de construção de novas instalações de reciclagem também avançaram neste trimestre, consolidando nossas ambições estratégicas de dobrar a reciclagem de sucata pós-consumo até 2025. Nos Estados Unidos, a Hydro Extrusions decidiu investir NOK 500 milhões na expansão de capacidade da planta de Cressona, na Pensilvânia, incluindo refusão e extrusão de tarugos. Espera-se que o projeto esteja plenamente em operação no final de 2024 e que venha a ampliar a capacidade de fundição da Cressona em mais de 50 mil toneladas. Na Europa, deu-se início à construção de uma nova planta de reciclagem de alumínio em Szekesfehervar, na Hungria, que terá uma capacidade anual de 90 mil toneladas e deverá iniciar suas operações no primeiro trimestre de 2024.

No segundo trimestre de 2022, a Hydro anunciou uma oferta para todas as ações da empresa de reciclagem polonesa, Alumetal S.A. Em 06 de outubro de 2022, a Comissão Europeia decidiu abrir a revisão da fase II da proposta de aquisição da Alumetal S.A. A Hydro  mantém seu compromisso com a transação e continuará a trabalhar estreitamente com a Comissão durante a revisão desta fase nos próximos meses.

Além do mais, a Hydro continua a amadurecer e desenvolver oportunidades de negócios em novas áreas de energia. A Hydro Rein, por exemplo, segue desenvolvendo projetos de energia renovável no Brasil para fornecer energia renovável às operações de bauxita e alumina da Hydro. Contudo, dado às oscilações do mercado de capitais, estão sendo consideradas alternativas para uma oferta pública inicial, a fim de aumentar o capital necessário para o crescimento desejado.

No ramo de baterias, a Hydro concluiu, no terceiro trimestre, a aquisição de 30 % das ações da empresa de material sustentável para baterias, Vianode. Logo a seguir, a Vianode anunciou um investimento de NOK 2 bilhões em uma planta de materiais para baterias em Heroya, na Noruega, que pretende produzir grafite anódico para aproximadamente 20 mil veículos elétricos anualmente a partir de 2024.

As ambições de sustentabilidade da Hydro são fundamentais para o posicionamento competitivo da empresa no futuro, e a descarbonização da refinaria de alumina brasileira Alunorte é um fator importante para atender à ambição climática da Hydro de reduzir suas próprias emissões de carbono em 30 % até 2030, tornando-se zero líquido em termos de emissões de carbono de escopo 1 e 2 até 2050 ou antes. O projeto de troca de combustível na Alunorte, que substituirá o óleo combustível pesado por gás natural, avança conforme o planejado e deve estar finalizado até o segundo semestre de 2023. Além de reduzir as emissões de carbono, o projeto trará uma redução significativa do custo de matéria-prima a preços correntes de mercado.

É notável também o progresso das ambições sociais da Hydro de melhorar a vida e os meios de subsistência onde a empresa opera. No terceiro trimestre, a Hydro Alunorte concluiu a construção e entregou ao município de Barcarena a Escola de Trabalho e Produção do Pará. A escola receberá mil alunos, contribuindo, assim, para a educação e qualificação da força de trabalho nos municípios adjacentes a Barcarena.

Em 28 de setembro, o governo norueguês, como parte de seu orçamento nacional, propôs um imposto adicional sobre recursos naturais e um novo imposto extraordinário sobre energia hidroelétrica e eólica. A proposta de aumento da alíquota de imposto sobre recursos naturais de 37 % para 45 % seria aplicada aos bens de produção de energia da Hydro e, se aprovada, teria vigência a partir do início de 2022. O aumento implicaria em impostos adicionais para a Hydro na ordem de NOK 250 a 300 milhões em 2022. Contudo, o entendimento da Hydro é o de que as demais mudanças fiscais propostas para a produção de energia teriam um impacto limitado para a empresa.

No orçamento nacional, também foi incluído o sistema de compensação de CO2 para 2023, o qual será aplicado à Hydro para compensações tanto de compra de energia como produção própria para a produção de alumínio. Para o orçamento de 2023, o governo introduziu um piso de NOK 200 por tonelada de CO2. Estima-se que a compensação para 2022 fique em torno de 2,2 a 2,3 bilhões, pagos retroativamente durante o ano de 2023. Analogamente, espera-se que a compensação de NOK 1,7 bilhão para 2021 seja distribuída em 2022.

O Conselho de Administração da empresa propôs um pagamento adicional aos acionistas para o ano de 2021, composto de dividendos extras em espécie no valor de NOK 3 bilhões, o correspondente a NOK 1,45 por ação, e a introdução de um programa de recompra de até NOK 2 bilhões em ações. A proposta foi aprovada na assembleia geral extraordinária de 20 de setembro de 2022, tendo o dividendo em espécie sido pago em 30 de setembro de 2022.

O programa de recompra de ações teve início em 23 de setembro de 2022 e cobre a compra de até 100.000.000 ações com um valor máximo de NOK 2 milhões, inclusive o resgate proporcional de ações de propriedade do Estado norueguês. Em 21 de outubro de 2022, a Hydro tinha adquirido 3.318.000 ações próprias, tornando-se proprietária de, ao todo, 19.770.403 ações que representam 0,96 % do capital social da empresa.

Principais dados financeiros
Comparado com o segundo trimestre, o EBIDTA ajustado da Hydro apresentou queda, passando de NOK 11,954 milhões para NOK 9,721 milhões no terceiro trimestre de 2022, tendo os preços de alumina e metal all-in realizados por valor mais baixo e volumes downstream sazonalmente mais baixos sido parcialmente compensados pela compensação de CO2 e os efeitos cambiais positivos.

O EBIDTA ajustado para os primeiros nove meses deste ano apresentou alta, se comparado com o mesmo período no ano passado. Contudo, o alto preço realizado do metal all-in e da alumina, os resultados recordes da Extrusions e os efeitos cambiais positivos foram parcialmente afetados pela alta dos custos fixos e de matérias-primas no segmento upstream.

O lucro líquido de operações contínuas somou NOK 6,676 milhões no terceiro trimestre. Além dos fatores mencionados acima a receita líquida de operações contínuas incluiu um ganho cambial líquido de NOK 572 milhões, uma perda não realizada de NOK 1,234 milhão em contratos de energia e matéria-prima, e um ganho não realizado de NOK 1,241 milhões em contratos regidos pela Bolsa de Londres.

A dívida líquida[1]  da Hydro passou de NOK 1,7 bilhão para NOK 3,1 bilhões no final do trimestre. O caixa líquido de NOK 6 bilhões proveniente de atividades operacionais inclui uma redução de NOK 0,6 bilhão em garantias. O caixa líquido utilizado para investimentos, excluindo investimentos de curto prazo, somou NOK 3,4 bilhões.

A dívida líquida[1] ajustada da Hydro sofreu alta de NOK 6,3 bilhões para NOK 7,8 bilhões, em grande parte devido a um aumento líquido da posição de dívida e uma redução dos ativos previdenciários, os quais foram parcialmente compensados por uma redução em garantias. No final do terceiro trimestre, a exigência de garantias totalizava NOK 1,2 bilhão, em grande parte relacionada a posições de garantia operacionais e estratégicas.

Nota de advertência
Certas afirmações desta divulgação contêm informações prospectivas, incluindo, entre outras coisas, informações relacionadas com (a) previsões, projeções e estimativas, (b) declarações da direção da Hydro relacionadas a planos, objetivos e estratégias, bem como expansões, investimentos, desinvestimentos, cortes ou outros projetos planejados, (c) metas de volumes e custos de produção, capacidades ou bases, custos iniciais, reduções de custos e objetivos de lucro, (d) expectativas diversas sobre desenvolvimento nos mercados da Hydro, particularmente preços, oferta e demanda, e concorrência, (e) resultados operacionais, (f) margens, (g) taxas de crescimento, (h) gestão de riscos, e (i) afirmações qualificadas como "esperadas", "programadas", "alvejadas", "planejadas", "propostas", "pretendidas" ou por expressão similar.

Ainda que acreditamos que as expectativas refletidas em tais afirmações prospectivas sejam razoáveis, tais afirmações estão baseadas em diversas suposições e previsões que, por sua natureza, envolvem risco e incerteza. Vários fatores podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes daqueles projetados nas afirmações prospectivas ou podem afetar a extensão da realização de uma projeção. Fatores que podem causar tais diferenças incluem, entre outras coisas: nossa capacidade contínua de reposicionar e reestruturar nossos negócios upstream e downstream; mudanças na disponibilidade e custo da energia e matérias-primas; oferta e demanda global de alumínio e produtos de alumínio; crescimento econômico global, inclusive taxas de inflação e produção industrial; mudanças no valor relativo das divisas e do valor de contratos de commodities; tendências nos principais mercados da Hydro e concorrência nestes; além de fatores legislativos, regulatórios e políticos.

Nenhuma garantia pode ser dada de que tais expectativas se mostrarão corretas. A Hydro fica eximida de qualquer obrigação de atualizar ou revisar quaisquer afirmações prospectivas, em virtude de novas informações, eventos futuros ou outras circunstâncias.

[1] Métricas de desempenho alternativas são descritas em seção própria no final do relatório.