No mês de dezembro, representantes dos parceiros do Projeto Synapse se reuniram na sede do BNDES, no Rio de Janeiro para realizarem a assinatura do termo da parceria para o desenvolvimento do projeto. O evento serviu também como uma confraternização dos envolvidos e contou com a presença de John Thuestad, vice-presidente executivo de Bauxita & Alumina da Hydro, do vice-presidente sênior de Relações Externas, Anderson Baranov e Diretor de Sustentabilidade e Impacto Social, Eduardo Figueiredo. Também estiveram presentes os representantes do BNDES, Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Lorinvest e Movimento Bem Maior, que são os outros parceiros da iniciativa.

“É uma grande satisfação para a Hydro saber que por meio desta parceria estamos apoiando a chegada de um projeto dessa relevância na Amazônia e que comunidades vizinhas às nossas operações no Pará também serão atendidas. Os municípios paraenses de Acará, Moju e Tomé-Açu são protagonistas dessa iniciativa. Estamos investindo aproximadamente R$ 1,1 milhão neste projeto e assim esperamos apoiar a qualificação e capacitação das escolas públicas para superar os desafios criados pela covid-19”, afirmou John Thuestad.

Sobre o Projeto Synapse

A rede Synapse constitui uma tecnologia social voltada à melhoria do ensino e do aprendizado de português e matemática no ciclo de alfabetização, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), construída para ser eficaz em regiões vulneráveis e de extrema pobreza. Atualmente, a metodologia é aplicada em quatro Estados e 27 municípios. Com a parceria da Hydro, este será o início da atuação do projeto na Amazônia, que atenderá comunidades que ficam próximas ao mineroduto da empresa, que leva bauxita de Paragominas a Barcarena.

O projeto está previsto para iniciar a partir de 2023. A parceria foi anunciada oficialmente pelos cofinanciadores durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-27, no Egito, no dia 16/11 com a presença de Anderson Baranov e Eduardo Figueiredo, da Hydro.

Compromisso com a educação

Focada em construir uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável das áreas em que opera, a Hydro promove ainda mais ações de fortalecimento relacionadas à educação. Um exemplo é o programa Território do Saber, que está diretamente ligado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU visando uma sociedade onde é possível fazer a diferença positiva por meio da melhoria da qualidade da educação. O programa foi estruturado em três pilares interdependentes, e busca promover mudanças nos indivíduos e suas inter-relações para um melhor clima escolar, fortalecimento da educação de jovens e adultos, além de inovações no uso de metodologias de ensino e aprendizagem.

Ao investir na formação pessoal e socioemocional de educadores, a empresa acredita que haverá gestores mais bem preparados para liderar o processo de mudança e inovação das metodologias de ensino e aprendizagem da região. O programa iniciou em 2019 e mais de 500 professores participaram das atividades formativas do programa. Neste período, também tem sido trabalhado o desempenho educacional das escolas municipais por meio de ações voltadas para o fortalecimento da gestão escolar e a mudança de cultura desses estabelecimentos.