Imagine que você está fazendo uma visita a um centro de educação ambiental. Você lê nos painéis sobre os animais que fazem parte da fauna daquela região, que são apenas monitorados, portanto, não é possível vê-los. Então você aponta o seu celular para o QR Code no material e consegue ver esses animais, interagir com eles e até mesmo fazer fotos. Isso tudo é possível por meio da Realidade Aumentada (RA).

A RA é a integração de elementos virtuais em cenas do mundo real, em geral por meio de câmeras e sensores de movimento. Além de já não ser algo mais tão distante da rotina das pessoas, ela agora integra o processo industrial contribuindo para visualização e até mesmo treinamentos.

Após a segunda edição do Minera Startup, programa de relacionamento da Hydro com startups do Pará, a companhia selecionou a Ludus Studio, empresa de Tecnologia Interativa, para realizar projetos como um simulador que estuda e avalia processos para melhorias contínuas no filtro prensa na Hydro Alunorte, refinaria de alumina no município de Barcarena, no Pará.

Para além disso, o projeto mais recente da parceria traz novas possibilidades para o ensino de Educação Ambiental no município de Paragominas e região, onde a Hydro opera uma mina de bauxita. Trata-se de um pacote de projetos que envolvem uma maquete virtual, aplicação em RA em totem QR Code, livro em realidade aumentada, interação com animais em AR, criação da trilha ecológica da mina em Realidade Virtual (RV) e jogos digitais.

“O Programa de Educação Ambiental é nossa forma de mostrar para as pessoas todo o trabalho de conservação realizado na mina. Então, os esforços são voltados mesmo para informar: trazer estudantes, levar conteúdo para as escolas, realizar visitas à nossa trilha ecológica. Essas novas possibilidades foram pensadas no momento da caracterização do nosso Centro de Referência Ambiental (CRA), nós queremos mostrar inovação na abordagem do tema”, conta Jonilton Paschoal, gerente de Meio Ambiente na Mineração Paragominas.

Com as novidades da parceria entre Hydro e Ludus, o visitante poderá, por meio de totens QR Code e AR, fotografar os animais e a flora local, com o intuito de reforçar o que está sendo apresentado. As soluções com RA e RV também serão utilizadas em outros momentos, como durante a participação da Hydro em feiras. Além disso, crianças com menos de 14 anos não podem visitar a mina e conhecer ambientes como o CRA e a trilha ecológica pessoalmente. A RA e a RV ajudarão a ampliar o público alcançado, difundindo informações importantes sobre a fauna e flora da região e dos processos da empresa.

Detalhes que fazem a diferença

Só em 2022, a Hydro Paragominas plantou 75.449 mudas de 131 espécies de 39 famílias adaptáveis à realidade da região, a exemplo do ipê amarelo, maçaranduba, jatobá, copaíba, ingá-de-macaco, sucuuba, paricá, fava bolota, entre outros. As espécies usadas na recuperação das áreas da mina são referenciadas no inventário feito antes da extração do minério, com aproximadamente 160 espécies adaptáveis à realidade da região.

Muitas delas estão representadas na trilha ecológica da mina, que possui 114 metros com orquídeas, bromélias, espécies florestais nativas de grande relevância comercial e espécies vulneráveis. A modelagem desta vegetação para RV foi um dos grandes desafios da equipe envolvida no trabalho. “Por meio de fotos e visitas conseguimos desenhar as espécies locais adaptando as referências que encontramos on-line. Também trabalhamos para fazer a trilha funcionar não apenas no totem, mas no notebook e no celular, que é menos potente que um computador. Essa portabilidade foi desafiadora”, comenta Ítalo Freitas, CEO da Ludus Studio.

A trilha ecológica já recebeu o poder público, instituições de ensino, secretarias de meio ambiente e jornalistas, além dos empregados diretos e seus familiares e contratados. Também como importante espaço de educação ambiental, o CRA da empresa apresenta um panorama das iniciativas de gestão ambiental da empresa, destaca a história da mina e mantém maquetes ilustrativas sobre as operações.

Jonilton Paschoal, da Hydro, ressalta que ainda há mais por vir: “Nosso livro em RA terá diversos tópicos relacionados a reflorestamento, fauna, educação ambiental, resíduos sólidos, recursos hídricos e muito mais. Cada página terá conteúdo interativo e estamos ansiosos para unir educação ambiental e inovação cada vez mais na mina, impulsionando nosso Programa de Educação Ambiental.”

“Acreditamos bastante nesse projeto que foi todo pensado mesmo nessa questão ambiental, até mesmo nos óculos de RV, que serão feitos de miriti. A tecnologia agrega muito para a educação de todas as formas, tornando o processo intuitivo, interativo, divertido, estimulando muito mais o aprendizado”, conclui Ítalo Freitas, da Ludus.