•  Resultados robustos apesar da volatilidade dos mercados e da demanda mais fraca
  • Margens apoiadas por queda do preço de matérias-primas e mercados de alumínio equilibrados
  • Benefícios com o crescimento da demanda por produtos mais verdes
  • Crescimento estratégico em reciclagem e extrusões
  • Desenvolvimento da Alunorte com parceria entre a Hydro e a Glencore

“A Hydro mostra resultados financeiros robustos e segue executando seus objetivos estratégicos, apesar da volatilidade dos mercados e da fraca demanda. A crescente demanda por nossos produtos mais verdes, combinada com o acesso estável e de longo prazo a matérias-primas e energia, nos traz confiança, à medida que continuamos com investimentos direcionados ao fortalecimento da nossa posição em longo prazo – em que a expectativa da demanda de alumínio mais verde deverá estar em alta”, diz a presidente e CEO da Hydro, Hilde Merete Aasheim.

Neste 27 de abril, a Hydro assinou acordo com a empresa Glencore, que irá adquirir 30 % das ações da refinaria brasileira de alumínio Hydro Alunorte e os 5 % de ações da Hydro na produtora brasileira de bauxita, a empresa Mineração Rio do Norte (MRN).

“Será uma grande satisfação unir forças com a Glencore para reforçar a posição da Alunorte como a maior refinaria de alumínio do mundo e uma refinaria líder, fornecendo alumina de alta qualidade e baixo carbono para o futuro, para a Hydro e o mercado, sendo o lucro da transação utilizado para crescimento estratégico e distribuição de dividendos”, acrescentou Aasheim.

A Glencore também adquirirá uma participação adicional de 40 % na MRN, atualmente de propriedade da Vale. Tal percentagem de participação será adquirida pela Hydro e, imediatamente a seguir, vendida para a Glencore. Com a conclusão das transações, a Hydro já não terá mais participação societária na MRN. As transações terão um valor da empresa total líquido de USD 1,15 bilhão, o qual será ajustado a itens similares a dívidas e capital de trabalho. O fechamento do negócio está previsto para o segundo semestre de 2023.

A transação é um passo importante para a execução da estratégia da Hydro. A Alunorte continuará a ser um negócio estratégico fundamental para a Hydro e uma fonte vital de fornecimento de alumina de baixo carbono para as fábricas de fundição de alumínio primário. Em outras palavras, a Hydro continuará a ter uma forte posição em alumina, mas, agora, com maior equilíbrio em relação à demanda da carteira de fundição de alumínio.

A saúde e a segurança continuam sendo a prioridade máxima da Hydro, tanto para os empregados como as comunidades em que a empresa opera, e a tendência da taxa total de acidentes registráveis (TRI) continua positiva, tendo alcançado o nível de 2,3 no final do primeiro trimestre.

A Hydro segue firme em seu compromisso de redução de custos e aprimoramento de sua excelência operacional, e seu programa de melhorias é fundamental para o êxito da Estratégia 2025. A previsão é de que a meta anual de NOK 8,4 bilhões em melhorias acumuladas seja atingida até o final do ano.

No final de 2022 e no primeiro trimestre de 2023, notou-se uma queda no aceleramento da taxa de crescimento econômico global, em meio aos altos preços de energia e o rápido aumento das taxas de juros pelos bancos centrais para lidar com a inflação. Fontes externas preveem um crescimento econômico global de 2 % a 3 % para 2023, refletindo uma melhora gradual do ambiente macroeconômico.

Comparado com o fortíssimo primeiro trimestre de 2022, o consumo global de alumínio primário caiu em 6 %, devido a uma queda de 17 % na Europa. Para 2023, fontes externas estimam um déficit global de alumínio primário entre 0,1 milhão e 0,8 milhão de toneladas métricas. Os altos preços de energia já levaram a novos cortes de produção de alumínio na Europa, e corre-se o risco de que os seus elevados custos resultem em outros novos cortes.

A transição verde impulsiona a demanda de alumínio em cinco milhões de toneladas adicionais à expectativa de demanda até 2050 na Europa, impulsionada principalmente pelo crescimento dos segmentos de veículos elétricos, e de rede elétrica e solar. O teor médio de alumínio por veículo continua aumentado e há previsões de que chegue a 250-300 kg por veículo, comparado com os 150-200 kg em 2020, devido ao crescimento no segmento de veículos elétricos.

Clientes da Hydro em todos os setores industriais, tais como transporte, construção, embalagem e componentes elétricos, vem estabelecendo metas ambiciosas de descarbonização. Por exemplo, neste 26 de abril, a Hydro e a Porsche AG anunciaram uma colaboração com o fim de reduzir a pegada de carbono dos modelos de veículos da Porsche. A Hydro fornecerá à Porsche e a seus fornecedores de componentes alumínio com baixo teor de carbono, e futuramente, zero carbono. Além disso, as duas empresas colaborarão em um conceito inovador de cadeia de valor para material de baterias e reciclagem de baterias.

“Estamos entusiasmados para trabalhar com a Porsche e aprimorar nossos conhecimentos em toda a cadeia de valor, da Bauxite & Alumina até a Aluminium Metal e a Extrusions, além de novas soluções de energia para fornecer alumínio com baixo teor de carbono e, futuramente, zero carbono para seus novos projetos de veículos. Também colaboraremos no desenvolvimento de um conceito inovador de cadeia de valor para materiais de bateria, apoiando os investimentos estratégicos da Hydro em materiais de bateria sustentáveis”, diz Aasheim.

Para possibilitar a jornada de descarbonização dos clientes e aumentar suas margens, a Hydro percorrerá três caminhos para uma maior redução da pegada de carbono do alumínio. Neste primeiro trimestre, a empresa está se preparando para a primeira captura de CO2, após ter concluído com êxito os testes tecnológicos em Sunndal, com seu parceiro tecnológico Verdox. A empresa também está se preparando para testar o HalZero em escala e construir um centro de testes HalZero, com o apoio do governo norueguês por meio da autarquia Enova.

A reciclagem também é um facilitador importante para o fortalecimento da posição da Hydro no mercado alumínio de baixo carbono. Neste 27 de abril, a Hydro anunciou seu plano de relançar um processo de oferta para a aquisição de 100 % das ações da recicladora polonesa Alumetal SA. A oferta tinha sido lançada primeiramente em abril de 2022, mas expirado durante a revisão ampliada da fusão pela Comissão Europeia. O tratamento da Comissão ainda está em andamento, com um prazo provisório de decisão para 23 de maio. A oferta representa um preço acumulado do capital próprio da empresa de aproximadamente PLN 1,230 bilhão (aproximadamente € 267 milhões).

A aquisição proposta vem a ser um passo importante para a estratégia de reciclagem da Hydro, que amplia sua oferta de produtos no mercado de ligas de fundição provindas de sucata e com baixo teor de carbono. Com a aquisição da Alumetal, a Hydro aumentará o uso de sucata pós-consumo (PCS) em aproximadamente 150 mil toneladas anuais, superando em muito a ambição da empresa de 2020 de dobrar a reciclagem de PCS até 2025.

A área de extrusões também é uma área de crescimento importante para a Hydro, que tem apresentado fortes melhorias de ganhos nos últimos oito anos, ou seja, passou de NOK 1,9 bilhão em EBITDA ajustado para a Sapa em 2014 para NOK 7 bilhões em 2022, estando em bom caminho para alcançar NOK 8 bilhões de EBITDA ajustado até 2025 – e, apesar de os mercados estarem mais fracos atualmente, as margens continuam a melhorar. Além disso, no primeiro trimestre, a Hydro concluiu a aquisição dos sistemas de construção e negócios de extrusão da Hueck. A aquisição fortalece a presença da Hydro na Alemanha e em outros mercados europeus, e a expectativa é que ofereça sinergias operacionais e comerciais concretas para os negócios de extrusão, sistemas e reciclagem.

A Hydro continua a pôr em prática sua estratégia de crescimento em novas áreas de energia que possam descarbonizar indústrias de alta emissão, incluindo produção de energia renovável, investimento em cadeias de valor de baterias e produção de hidrogênio verde.

Juntamente com parceiros relevantes, a construção de Stor-Skälsjön, Mendubim, Feijão e Boa Sorte pela Hydro Rein progride, bem como o seu processo de captação de recursos.

Batteries continua a desenvolver seu portfólio de acordo com o planejado, enquanto a Hydrovolt aumenta ainda mais seus volumes, e a primeira fase da planta de Vianode está em construção.

A Hydro anunciou um investimento de € 5 milhões na empresa holandesa de materiais avançados E-magy, que desenvolve materiais de ânodo de silício para futuras gerações de baterias. O investimento intensifica o portfólio da Hydro em tecnologias emergentes e materiais anódicos. Também neste primeiro trimestre, a empresa fortaleceu sua posição em materiais sustentáveis para baterias com a aquisição de uma participação de 12% na Lithium de France.

A unidade de hidrogênio verde da Hydro, Hydro Havrand, continua a amadurecer o primeiro projeto-piloto do mundo de hidrogênio verde para o alumínio em Hoeyanger, Noruega.

Resultados e desenvolvimento de mercado por área de negócios

No primeiro trimestre de 2023, o EBITDA ajustado da área de negócios Bauxite & Alumina apresentou queda, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, afetado principalmente pelo aumento do preço da soda cáustica e do preço de venda de alumina mais baixo. O índice médio de alumina Platts (PAX) passou a US$ 360 por tonelada métrica no primeiro trimestre, comparado com os US$ 317 por tonelada métrica do quarto trimestre de 2022.

O EBITDA ajustado da área de negócios Aluminum Metal diminuiu no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o primeiro trimestre de 2022, principalmente por causa dos preços mais baixos do metal all-in e o custo mais elevado do carbono, os quais foram parcialmente compensados por efeitos cambiais positivos, contribuição positiva das vendas de energia e energia a custos mais baixos.

Em 17 de abril, a Hydro Karmoey e a Hydro Aardal entraram em greve após a interrupção das negociações entre a Confederação das Empresas Norueguesas (NHO), a Confederação dos Sindicatos Vocacionais (YS), o Sindicato dos Trabalhadores Noruegueses (LO), e funcionários organizados na Industri Energi e na FLT. A greve terminou em 20 de abril, com consequências financeiras limitadas para a Hydro.

Comparado com o primeiro trimestre do ano passado, o EBITDA ajustado da área de negócios Metal Markets aumentou neste primeiro trimestre, devido tanto a melhores resultados de atividades de suprimento e comercialização como efeitos de câmbio e valorização de estoque positivos, os quais foram parcialmente afetados por queda nos resultados de reciclagem, em comparação com o primeiro trimestre recorde de 2022.

O EBITDA ajustado da área de negócios Extrusions foi ligeiramente menor neste primeiro trimestre, se comparado com o mesmo trimestre em 2022, tendo o aumento das margens de vendas e os efeitos cambiais positivos sido parcialmente impactados por menores volumes de vendas e resultados de reciclagem mais baixos. A pressão nos custos, exercida pela inflação, permanece sobre os custos fixos e variáveis.

Estima-se que, no primeiro trimestre de 2023, a demanda de extrusões na Europa tenha diminuído 18 %, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, embora tenha aumentado 10 % em comparação com o quarto trimestre de 2022, em virtude de sazonalidades. Estima-se também que a demanda de extrusão na América do Norte tenha diminuído 10 % durante o primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, mas aumentando 9 % em relação ao quarto trimestre de 2022.

O EBITDA ajustado da área de negócios Energy caiu significativamente no primeiro trimestre de 2023, se comparado com o mesmo trimestre em 2022, decorrente, em grande parte, pela perda substancial em contrato de compra de preço fixo interno de 12 meses de outubro de 2022, menor lucro das diferenças de áreas de preço, preços mais baixos, e menor produção de energia, sendo parcialmente compensado pelo aumento dos resultados de cobertura.

Os preços de energia nos países nórdicos foram, em média, mais baixos no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado e notavelmente mais baixos do que no trimestre anterior. As diferenças significativas nas áreas de preço na região nórdica continuaram a existir no primeiro trimestre, mas em um nível mais baixo do que no trimestre anterior e significativamente menor do que no mesmo trimestre do ano passado.

Outros aspectos financeiros relevantes

Em comparação com o quarto trimestre de 2022, o EBITDA ajustado da Hydro aumentou de NOK 7,184 bilhões para NOK 7,525 bilhões no primeiro trimestre de 2023, com preços realizados da alumina e do alumínio superiores e efeitos cambiais positivos parcialmente afetados por volumes de vendas mais baixos.

O lucro líquido das operações contínuas totalizou NOK 1,144 bilhão no primeiro trimestre. Além dos fatores descritos acima, o lucro líquido das atividades contínuas inclui ganho cambial líquido de NOK 156 milhões, perda não realizada de NOK 458 milhões em contratos de energia e matérias-primas, e perda não realizada de NOK 708 milhões em contratos ligados a Bolsa de Valores de Londres (LME).

A dívida líquida da Hydro caiu de NOK 1,3 bilhão no final do quarto trimestre de 2022 para uma posição líquida de dívida de NOK 1,7 bilhão no fim do primeiro trimestre de 2023. O caixa líquido derivado de atividades operacionais, excluindo a liberação de garantias, somou NOK 2,9 bilhões. O caixa líquido destinado a atividades de investimento, excluindo investimentos de curto prazo, totalizou NOK 3,9 bilhões.

A dívida líquida ajustada apresentou aumento de NOK 6 bilhões para NOK 8,5 bilhões, impulsionada grandemente pelo aumento da dívida líquida e afetada parcialmente pela redução de garantias de NOK 0,7 bilhão.

O programa de reaquisição de ações da Hydro, iniciado em setembro de 2022, concluiu suas aquisições no mercado neste 10 de março. O resgate e o cancelamento de ações detidas pelo estado norueguês estão sujeitos à aprovação da Assembleia Geral Ordinária em 10 de maio de 2023.

Além dos fatores apresentados acima, os lucros reportados antes de itens financeiros e impostos (EBIT) e o lucro líquido incluem efeitos divulgados no relatório trimestral. Ajustes ao EBITDA, EBIT e lucro (ou prejuízo) líquido estão definidos e descritos na seção de medidas alternativas de desempenho (APM) no mesmo relatório.

As informações acima foram enviadas para publicação pelo departamento Investor Relations da Hydro e pelas pessoas de contato acima designadas.

Algumas das declarações contidas neste comunicado contêm informações com relação ao futuro, incluindo, mas sem se limitar a elas, informações relacionadas com (a) previsões, projeções e estimativas, (b) declarações da direção da Hydro sobre planos, objetivos e estratégias, tais como expansões, investimentos, desinvestimentos, cortes ou outros projetos planejados, (c) metas de volumes e custos de produção, capacidade ou tarifas, custos de start-up, redução de custos e objetivo de lucros, (d) várias expectativas sobre a futura evolução dos mercados da Hydro, principalmente no tocante a preços, fornecimentos, procura e concorrência, (e) resultados operacionais, (f) margens, (g) taxas de crescimento, (h) gestão de riscos, e (i) declarações qualificadas, tais como "esperado", "programado", "previsto como meta", "planejado”, "proposto", "pretendido" ou similares. Embora acreditemos que as expectativas refletidas nas declarações prospectivas sejam razoáveis, tais declarações prospectivas estão baseadas em uma série de pressupostos e projeções que, dada a sua natureza, envolvem riscos e incertezas.

Vários fatores podem fazer com que nossos resultados reais difiram materialmente dos projetados em declarações prospectivas, ou afetem até que ponto determinada projeção é concretizada. Alguns dos fatores que podem causar tais diferenças, sem se limitar a eles, são: nossa contínua capacidade de reposicionar e reestruturar nossas atividades de negócios upstream e downstream; alterações de disponibilidade e de custo da energia e das matérias-primas; oferta e demanda globais de alumínio e de produtos de alumínio; crescimento econômico global, inclusive taxas de inflação e produção industrial; alterações do valor relativo das divisas e do valor de contratos de commodities; tendências nos principais mercados da Hydro e concorrência; e questões de ordem legislativa, regulamentar e política.

Exceto quando determinado por lei, a Hydro fica isentada de qualquer obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, sejam em virtude de novas informações, eventos futuros ou outros fatores. As informações fornecidas são consideradas informações privilegiadas de acordo com o Regulamento de Abuso de Mercado da União Europeia e estão sujeitas aos requisitos de divulgação, cf. a Lei Norueguesa de Negociação de Valores Mobiliários, art. 5-12.

Se inscreva para receber notícias e releases da Hydro