A estratégia de sustentabilidade das empresas deve ir além do ambiente de trabalho, buscando expandir a mensagem para a sociedade, contribuindo assim para uma mudança sistêmica de pensamento e ações das pessoas. A Hydro Paragominas tem feito isso por meio do projeto “Embaixadores da Sustentabilidade”, onde motiva os trabalhadores a realizar boas práticas relacionadas ao tema. Em 2022, foram mais de 3.800 pessoas alcançadas pelas ações do projeto dentro do Programa de Educação Ambiental.

Representando os novos ares que o começo de um ano sempre traz, a última ação realizada pela iniciativa em 2022 foi um plantio de mudas nas áreas de reflorestamento da mina levando mensagens sobre as iniciativas da empresa para redução da pegada de carbono e os plantios contribuem para reforçar a meta da reabilitação de 1:1 que a Hydro possui. Ou seja, para cada hectare minerado, este mesmo hectare é reflorestado, em até dois anos após a lavra. Além disso, a companhia está focada na descarbonização, com a estratégia de cumprir o compromisso global de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 30% até 2030.

O engenheiro sênior Roberto Lopes conta que foi um momento de muita emoção para ele: “Quando entrei na empresa, em 2019, nós estávamos trabalhando exatamente nesta região, onde primeiro foi realizada a supressão vegetal. Agora, como embaixador, estou plantando uma muda para ela retornar ao estado original. É interessante porque estimula na gente essa preocupação com a recuperação, refleti bastante sobre o nosso papel neste ciclo.”

Reflexão e multiplicação desse aprendizado fazem parte dos objetivos dos “Embaixadores da Sustentabilidade”, cujas ações chegaram a escolas públicas e privadas do município de Paragominas. “Por meio da educação ambiental, buscamos ir além do atendimento aos requisitos legais. O objetivo é incentivar o protagonismo através do exemplo, fazendo, influenciando, multiplicando, difundindo o que é realizado na Hydro e cultivando o orgulho de trabalhar numa empresa responsável ambientalmente em suas operações”, conta Dalila Fauaze, analista ambiental da Hydro Paragominas.

Conexão e aprendizado

O planejamento da equipe envolve diversas datas comemorativas como Semana de Meio Ambiente em junho, o Dia Mundial da Água, Dia da Amazônia, Dia da Árvore e muito mais, para repercutir essas mensagens de conservação. Para demonstrar os seus programas de controle ambiental e criar maior conexão com os visitantes, a Hydro Paragominas tem ainda um espaço para o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental: uma trilha ecológica de 114 metros, que abriga orquídeas, bromélias, espécies florestais nativas de grande relevância comercial e espécies vulneráveis. Ao percorrerem a trilha, os visitantes conhecem e constatam in loco a importância dos principais programas de monitoramento e conservação da biodiversidade da região. Também é possível observar na saída da trilha uma maquete com as metodologias aplicadas na recuperação florestal. No quiosque de apoio, os visitantes recebem informações sobre as iniciativas e podem verificar a área de plantio histórico na empresa.

A trilha já recebeu o poder público, instituições de ensino, secretarias de meio ambiente e jornalistas, além dos empregados diretos e seus familiares e contratados. Também como importante espaço de educação ambiental, a Hydro Paragominas possui um Centro de Referência Ambiental – CRA, que apresenta um panorama das iniciativas de gestão ambiental da empresa, destaca a história da empresa e mantém maquetes ilustrativas sobre as operações.

“Paragominas passou por muitos desafios até ser considerada uma das cidades amazônicas modelo de desenvolvimento sustentável. É motivo de satisfação perceber como a cidade se tornou um município verde e sabemos que este compromisso com a sustentabilidade precisa continuar. Ter a população novamente em áreas em reabilitação como a trilha ecológica da Hydro é dar a oportunidade de testemunhar algo muito positivo gerado pela mineração”, comenta Cícero Viana, Gerente Sênior de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Hydro Paragominas.