“Era um sonho entrar na indústria, mas eu não tinha qualificação. Então, eu vi no grupo de mensagens da comunidade o Programa Operacional para Mulheres da Hydro, me inscrevi, fiz a seleção, entrei no curso e agora estou aqui, formada e trabalhando há cinco meses na Alunorte. Minha vida melhorou muito, não só financeiramente. A autoestima da gente poder trabalhar, comprar nossas coisas, se sentir útil dentro do trabalho, não tem preço”, conta a operadora Amanda Pereira, do curso de operação de processos químicos industriais do Senai.

Ela foi uma das 81 mulheres que receberam na noite da última terça-feira, 30, o certificado de conclusão em cerimônia realizada no Cabana Clube, no município de Barcarena. Lançado em agosto de 2022, o Programa Operacional de Mulheres ofereceu cursos de mecânica industrial, eletricista industrial e operação de processos. Todas as vagas foram preenchidas no mesmo dia da abertura das inscrições.

“Lembro que recebi todas elas na Alunorte há alguns meses e agora estamos neste momento de conclusão. Este é um programa que trabalha diversos pilares: educação, formação e, principalmente, a diversidade e inclusão. Temos uma meta global de aumentar a representação de mulheres nas nossas equipes para 25% até 2025 e essa é uma das iniciativas para alcançar este objetivo”, comenta Michel Lisboa, presidente da Alunorte.

O Programa Operacional de Mulheres da Hydro é realizado em parceria com o Senai de Vila dos Cabanos e com o apoio da Rede Todos pelo Trabalho. Ele foi criado para fortalecer a comunidade e viabilizar oportunidades de desenvolvimento a mulheres de Barcarena e região. Todas as concluintes tiveram a oportunidade de participar do recrutamento por meio de um processo seletivo para a Alunorte e Albras e 21 já estão trabalhando na Hydro.

O presidente da Albras, João Batista, comenta que as novas colegas de trabalho são muito bem-vindas: “Esta iniciativa vem atender nossa meta de contratação de mulheres nos ajudando a refletir a sociedade atual dentro das nossas operações e contribuir para fortalecer a conexão da comunidade com a empresa. Estamos de portas abertas para elas e não colocamos limites para o seu crescimento dentro da companhia”.

“A Hydro acredita que uma equipe diversa é fundamental para ter um ambiente mais criativo, resolver desafios complexos e criar as inovações necessárias. Em 2022, 46% dos empregados contratados pela companhia foram pessoas que se identificam com o gênero feminino. É essa a mudança que buscamos com iniciativas como o Programa Operacional para Mulheres”, afirma Nelia Lapa, diretora de Recursos Humanos da Hydro.

Esse trabalho pôde ser alcançado por meio de parcerias como a do Senai. “Para nós é um prazer fazer parte deste desafio. Nós somos educadores e queremos também mudar o cenário da representatividade das mulheres na indústria. A Hydro vem trazendo ações inclusivas com foco neste público e estamos sempre juntos para estruturar esses cursos e fornecer essa formação diária do operacional”, explica Eduardo Machado, diretor do Senai Barcarena.