Alinhada ao objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolvendo os recursos naturais em produtos e soluções de maneira inovadora e eficiente, a Hydro, em parceria com o Grupo RBA, por meio do Diário do Pará e DOL, promoveu o Diário Talks, no último dia 10, no hotel Grand Mercure, em Belém. O evento teve como tema “A inovação como rota para a produção com sustentabilidade na Amazônia”, trazendo novas práticas que propiciam o desenvolvimento econômico da região de maneira sustentável.

“Participar deste projeto com o Grupo RBA e apresentar diversas iniciativas que unem inovação e sustentabilidade foi muito gratificante. O desenvolvimento sustentável e o compromisso com as gerações futuras são prioridades para a Hydro. Os investimentos em novas tecnologias estão no centro da nossa estratégia para atingir as metas de descarbonização e atuar de forma responsável. Atuamos em várias frentes no que se refere a ESG, sempre buscando parcerias, a fim de potencializar os resultados das ações”, afirma Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul.

O Diário Talks reuniu os executivos da Hydro e pesquisadores da UFPA, de órgãos públicos e empresas que abordaram a necessidade do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Durante sua apresentação, Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade e Social da Hydro, destacou a importância das parcerias e do envolvimento com as comunidades. “A Hydro é uma empresa global, mas está com pé fincado no Pará. Nós moramos e operamos no Pará. Por isso, temos que trabalhar juntos com todas as instituições que estão nesse território. Para tal, é preciso ouvir essas comunidades, ver como elas se enxergam, para que nossa atuação no apoio ao desenvolvimento local seja mais eficaz”, explica.

Já Raphael Costa, diretor de Tecnologia de Bauxita & Alumina da Hydro, ressaltou a importância da pesquisa e inovação para o desenvolvimento sustentável. “Queremos liderar e fomentar mudanças positivas na indústria de alumínio por meio da tecnologia, de forma colaborativa, promovendo o desenvolvimento de empreendedores locais e trazendo benefícios para toda a cadeia do setor. Para apoiar nosso desenvolvimento de forma sustentável, firmamos parcerias com a UFPA, Universidade Federal Rural do Pará, o Museu Emílio Goeldi, assim como o Governo do Pará, porque acreditamos que é por meio da ciência que alcançamos a sustentabilidade. Isso também envolve capacitar pessoas para que nos ajudem a desenvolver a Amazônia com responsabilidade ambiental”, afirma.

Participaram do evento representantes dos setores público e privado. Entre os presentes, estiveram o secretário estadual de Meio Ambiente, Mauro O’ de Almeida; o deputado estadual Iran Lima; o vice-presidente sênior de Relações Externas para Hydro na América do Sul, Anderson Baranov, e o vice-presidente executivo da Hydro, John Thuestad. Para quem não conseguiu se inscrever, o "Diário Talks" foi transmitido ao vivo pelo Facebook e canal do YouTube do DOL.