“Eu tinha um sonho, embarquei nesse sonho e hoje estou conseguindo realizá-lo com a ajuda do programa Embarca Amazônia: o de ser um empreendedor”. Essa declaração resume o significado da participação no programa para o jovem Cleyson Silva, 28 anos, proprietário da empresa Jacej, do município de Moju. Ele atua com a produção sustentável e o fornecimento para produtores locais de mudas de açaí e cacau melhoradas e adequadas para cada tipo de solo. O empreendimento de Cleyson está entre os 35 modelos de negócios apresentados, no dia 03/05, no Summit Embarca Amazônia.

Com estandes que expuseram os mais diversos produtos, idealizados e elaborados por mais de 100 jovens participantes do programa, a feira de negócios recebeu um público estimado em torno de 400 pessoas que puderam conferir as novidades, na Estação das Docas. A programação contou ainda com apresentações culturais de música e de dança.

Thaise de Almeida, 25 anos, do município do Acará, também participante do evento com a microempresa “Du Canteiro”, juntamente com Daniely Castro e Francielle Dias, conheceu o programa por meio de uma rede social, se inscreveu e chegou à etapa final. “Depois de conhecer mais o projeto, fiquei maravilhada. Ele mudou minha vida por inteiro. Passei a olhar o meio ambiente com outro olhar, de respeito, de admiração e carinho. Sou muito grata ao programa e à Hydro e à Albras por acreditarem no nosso potencial”, relatou a jovem.

Iniciado em 2020, essa edição do programa Embarca Amazônia, realizado pela Hydro e Albras, com execução do Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA) e apoio das Prefeituras Municipais, passou por cinco etapas até chegar ao Summit, envolvendo visitas de campo a cadeias produtivas dos municípios, oficinas, consultoria, treinamento de pitch e inteligência emocional, além de realização de eventos locais para apresentação dos negócios.

A coordenadora do projeto pelo CEA, Luana Coelho, apresentou durante o evento, os resultados do programa. “É importante destacar que dos 35 modelos de negócios que chegaram até essa fase final, 26 deles têm participação de jovens da zona rural ou região das ilhas, o que representa 55% do total. Além disso, 75% dos negócios são liderados por mulheres e 105 participantes chegaram até aqui com negócios que contemplam 11 cadeias produtivas”, destacou Luana.

Na abertura oficial do evento, Rafael Medeiros, diretor executivo do CEA, destacou o papel do programa Embarca para o jovem empreendedor na Amazônia. “A Hydro e a Albras resolveram levar o Embarca Amazônia para os sete municípios, onde atuam, desenvolvendo uma educação empreendedora para que os jovens tenham suas próprias ideias de negócios, se descubram como empreendedores e estruturem seu modelo de negócios com vendas. O programa mostrou para esses jovens o que eles são capazes de fazer, segurando na mão deles e dizendo: vamos fazer junto porque a gente acredita em vocês”, enfatizou Medeiros.

Para Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro, a juventude que chegou até as etapas finais do programa tem o poder nas mãos e está mobilizando a indústria, as organizações, prefeituras e governo por meio da sua força empreendedora. “Eles caminharam em um processo que começou em analisar como criar e cultivar uma ideia e pensar como empreendedores; desenhar um plano de negócios e aprender como vender e, hoje, eles estão expondo esses produtos para a sociedade. Mais do que o empreendedorismo, o mais importante é a questão da cidadania, porque são jovens em formação que também estão fortalecendo valores”, ressaltou Eduardo.

Também participaram do evento representantes dos sete municípios onde a Hydro e a Albras operam e desenvolvem o programa Embarca. Edinaldo Neves, Secretário de Agricultura do Acará,  enfatizou a importância dessa parceria para a região. “Essa formação de jovens voltada para as cadeias produtivas locais fortalece e desenvolve nosso município. Esperamos que essa parceria perdure por muito mais tempo para termos sempre esse apoio”, destacou o representante do Acará.

Para os expositores, o Summit foi um momento de praticar a etapa de comercialização dos produtos, além de uma fonte de renda. Ao total, 732 produtos foram vendidos, gerando uma arrecadação em torno de R$ 7 mil. Já as equipes que trabalharam com serviços puderam fazer novos contatos e parcerias.

Sobre o Embarca Amazônia

O Embarca Amazônia, realizado pela Hydro e Albras e executado pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia, com apoio das Prefeituras Municipais e outras instituições locais, oferece oficinas de educação empreendedora para a criação de ideias de negócios sustentáveis. Desde seu início em 2018, o Embarca Amazônia já beneficiou mais de 1.200 jovens de 18 a 29 anos, dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Moju, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.

Na edição atual, os jovens e seus protótipos de negócios passaram por um processo de seleção que obteve 980 jovens selecionados na primeira etapa. Na segunda etapa, as melhores ideias foram selecionadas para seguir nas fases de capacitação que envolveram oficinas de educação empreendedora e negócios capazes de gerar renda de maneira sustentável na Amazônia.

Quem quiser saber mais sobre os modelos de negócios apresentados no Summit Embarca Amazônia pode acessar o site https://embarcaamazonia.com.br/summit