O município de Paragominas foi palco de diversos debates importantes nesta semana durante o IV Encontro de Mineração da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA), evento organizado por alunos e professores dos cursos de mineração da instituição. Criada para promover uma troca de experiências e aprendizado sobre a mineração no Pará e no município, a iniciativa chegou a sua terceira edição com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PA), diretoria da EETEPA e da Hydro Paragominas, mineradora que atua com extração de bauxita na região.

A Hydro Paragominas, que atua há 17 anos no município, fomenta a formação e qualificação dos moradores da região por meio de parcerias com instituições como o Senai, além de incentivar a capacitação de mulheres por meio do Programa Operacional para Mulheres, que capacitou 45 mulheres nos cursos de Eletricista e Mecânica de Manutenção Industrial em 2023.

“Nosso objetivo neste evento foi conversar com os jovens sobre as oportunidades que oferecemos para fazer parte da nossa empresa: Jovem Aprendiz, estágio e trainee. Também foi fundamental falar da presença das mulheres no ambiente da mineração e na liderança, assim como de pessoas com deficiência. Então, levamos um pouco da demografia do nosso quadro de empregados e falamos dos nossos esforços no sentido de contar com mais pessoas de comunidades tradicionais, a exemplo dos quilombolas”, conta Adriana Prazeres, gerente de Recursos Humanos da Hydro Paragominas.

O IV Encontro de Mineração da EETEPA Paragominas está sendo realizado na sede da instituição, na Av. Presidente Vargas, nos dias 23 e 24 de maio, das 8h às 18h, e além da palestra de Adriana Prazeres, conta ainda bate-papo sobre licenciamento ambiental no setor mineral com Fernando Oliveira, representante da Gerência de Projetos de Minerais Não Metálicos (Gemina) da Semas/PA e com Gabriela Pacheco, ex-aluna da EETEPA, que vai compartilhar um relato sobre a sua trajetória acadêmica.