É a segunda vez que a empresa patrocina o evento e, neste ano, será a principal apoiadora da iniciativa, que visa estimular o debate de temas relevantes para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e em todo o país. Na programação, que ocorre entre 9h e 18h, representantes da companhia participam de painéis sobre conservação e biodiversidade em grandes projetos; diálogo, estratégias e trajetórias de desenvolvimento sustentável; o papel das empresas na sociedade em prol de uma cultura de integridade e desafios da mineração na Amazônia.

“Acreditamos que a realização da Conferência Ethos em Belém é importante para estimular o debate sobre sustentabilidade e desenvolvimento social na região”, afirma a diretora de Comunicação de Bauxita e Alumina da Hydro, Alessandra Fonseca.

Formada por 20 painéis, a programação da Conferência Ethos 2018 reflete os desafios e as conquistas para o crescimento e desenvolvimento do Pará e da região amazônica. Discutir a viabilização da economia florestal, a formação e consolidação de cadeias produtivas sustentáveis para o amadurecimento do desenvolvimento sustentável da Amazônia e do país é o foco da programação. Os participantes da Hydro nos painéis são das áreas de Responsabilidade Social Corporativa, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Compliance.

A Conferência Ethos foi realizada também nas cidades do Rio de Janeiro, em junho, e em São Paulo, capital paulista, em setembro deste ano. A ideia é trazer para o debate público diversas iniciativas para a formação e consolidação das cadeias produtivas sustentáveis a fim de garantir que moradores de comunidades tenham voz sobre o uso da terra e da floresta. Em Belém, o objetivo principal é discutir o protagonismo das comunidades e suas conquistas mais recentes e, a partir dessa discussão, dar visibilidade às soluções e aos mecanismos políticos e sociais que já trabalham pela restauração florestal, pelos direitos humanos e pela transparência. A programação completa da conferência está no site https://www.conferenciaethos.org.

A Hydro apoia iniciativas como a Conferência Ethos baseada em seus princípios de governança, relação com as comunidades vizinhas de suas operações e transparência no diálogo com autoridades e a sociedade civil organizada. A companhia atua no Pará nos municípios de Barcarena, Paragominas e na capital, Belém, gerando cerca de cinco mil postos de trabalho na Alunorte, Albras e Mineração Paragominas. No mundo, a empresa reúne 35 mil funcionários.

A companhia possui negócios em toda a cadeia do alumínio com produção de alumínio primário, produtos laminados e extrudados e reciclagem, como também realiza a extração de bauxita, refinamento a alumina e geração de energia. Com mais de um século de existência, a Hydro combina conhecimento local, alcance mundial e recursos em pesquisa e desenvolvimento dentro de uma proposta de negócios comprometida em fortalecer a viabilidade de seus clientes e comunidades, moldando um futuro sustentável por meio de soluções inovadoras de alumínio.

Sobre o Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completa 20 anos neste ano de 2018, é o responsável pelas Conferências Ethos. O Instituto tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
A organização trabalha com questões relacionadas à ética desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. A temática dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça também são abordadas no Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos. Além disso, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções para a alteração do clima.