Os projetos têm prazo de execução de três a 12 meses e foram selecionados conforme os critérios previstos no Edital 01/2019, lançado em dezembro passado. Veja, abaixo, as iniciativas selecionadas, divididas por linhas de financiamento:

Projetos LINHA A (Promoção de Trabalho, Emprego e Renda/ Meio Ambiente):

• Talento Recursos Humanos SS Ltda.- Microlins _ Projeto “Ambulante Legal – Caripi”
    Objetivo: contribuir para inserção socioeconômica dos ambulantes em situação de vulnerabilidade social, com ampliação das oportunidades de formação, acesso ao mercado com maior valor agregado, com segurança alimentar e promoção do trabalho decente e sustentável.
  • ASSOCIAÇÃO DOS MICRO PRODUTORES DO SITIO DA FAZENDINHA _ Projeto “Mão na massa: panificação artesanal na comunidade”
    Objetivo: a capacitação de pessoas em panificação e confeitaria com a finalidade de geração de renda.
  • Associação Comunitária Luz Divina _ Projeto “Digitando a cidadania”
    Objetivo: capacitar e resgatar jovens em situação de risco com cursos profissionalizantes de informática.
  • Amana Katu_ Projeto “Uso sustentável da água na agricultura”
    Objetivo: implantar a tecnologia de hidroponia de baixo custo como alternativa de produção agrícola, contribuindo para o aumento da capacidade produtiva e renda dos produtores rurais.

Projetos LINHA B (Fortalecimento institucional de associações e organizações sociais):

• ONG Parceiros Voluntários_ Projeto “Fortalecimento das Organizações Sociais de Barcarena”
    Objetivo: capacitar organizações da sociedade civil que atuam no município de Barcarena em especial, mas não somente, nas áreas de assistência social e meio ambiente.
  • Associação da Amazônia_ Projeto “Simpósio da liderança União”
    Objetivo: qualificar as lideranças das associações sobre as questões de regularidade dessas instituições e orientar questões contábeis.
  • M A G CUNHA EIRELI - Univ. da Criança_ Projeto “Implantação da incubadora de projetos sociais Confúcio”
    Objetivo: capacitar representantes das organizações do terceiro setor na elaboração e gestão de projetos sociais.
  • Ethos Consultoria_ Projeto “Aprender e Aprender. Aprender a fazer. Aprender a conviver e a ser”
    Objetivo: oferecer apoio para a formalização e legalização de fato e direito de entidades sem fins lucrativos e afins.

Projetos LINHA C (Esporte, cultura e lazer):

• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE _ Projeto “Socialização através da música – Musicoterapia”
    Objetivo: integração da pessoa com deficiência múltipla e intelectual, junto ao convívio natural com a sociedade, possui várias vertentes para sua realização efetiva.
  • Centro Comunitário de Vila Nova_ Projeto “Resgatando cidadania através do esporte e da cultura”
    Objetivo: contribuir com a qualidade da educação na comunidade, por meio da promoção e o resgate da cidadania através da realização de atividades esportivas e culturais.
  • Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Bela Vista do Carmelo- APROVIC_ Projeto “Crê-sporte eventos – Construindo cidadãos através do esporte”
    Objetivo: desenvolver eventos esportivos a crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 a 17 anos, de ambos os sexos, por meio de diferentes atividades, incluindo palestras, além de conceitos primários de cidadania e responsabilidade social.
  • Rilber Alcantara Rodrigues_ Projeto “Domingo Geek Solidário”
    Objetivo: propor uma nova opção de diversão e cultura para os jovens.

A equipe técnica do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) entrará em contato por telefone com as organizações para orientar sobre os próximos passos, que incluem a verificação de documentação e requisitos necessários para a aprovação final e assinatura do contrato. Considerando o grande desafio imposto pela pandemia do COVID-19, que vem impactando no funcionamento de serviços em diversas esferas, o FSH irá estender o prazo de 30 dias previsto no edital para que as organizações selecionadas solucionem suas pendências documentais.

Sobre o Fundo - O Fundo de Sustentabilidade Hydro foi criado pela Hydro, Alunorte e Albras para fazer a gestão do investimento financeiro, baseado nas diretrizes e prioridades definidas no âmbito da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). O primeiro edital tem o valor total de R$ 730 mil. O Fundo é resultado do compromisso de investimento de R$ 100 milhões, num período de dez anos, assumido pelas empresas em abril de 2018.