• LAJIR: NOK 659 milhões
  • Custos mais baixos compensam preços fracos de alumina e alumínio
  • Baixa produção na Alunorte devido a quedas de energia
  • Maior produção de energia elétrica na Energia
  • Estabelecimento da nova empresa conjunta Sapa
  • Expectativa de crescimento de 2 % da demanda mundial de alumínio em 2013 fora a China

"É uma satisfação poder relatar que estamos em bom caminho para atingir a meta de USD 300 por tonelada métrica nas nossas fábricas de fundição de propriedade integral até o final de 2013, contribuindo para um saldo final e uma posição de custos mais robustos. Esta é uma grande conquista para a Hydro e toda a sua organização. A busca constante pela excelência e os esforços contínuos para nos tornarmos melhor nos proporciona uma plataforma sólida para o futuro”, diz o presidente da Hydro, Svein Richard Brandtzæg.

O desenvolvimento positivo visto no terceiro trimestre foi parcialmente afetado pelo enfraquecimento ainda maior dos resultados operacionais da Bauxita & Alumina. Houve um declínio no LAJIR da área de negócios, se comparado com segundo trimestre, em razão dos preços mais baixos de alumina na Bolsa de Londres e dos volumes de produção menores na Alunorte, após as quedas de energia ocorridas no primeiro semestre de 2013.

"Em decorrência das quedas de energia na Alunorte e a interrupção da produção há alguns meses, mobilizamos imediatamente nossos recursos para estabilizar e aumentar a produção na refinaria. Seguindo a estabilização, observamos agora que a produção está gradualmente aumentando, apesar de partir de níveis baixos”, disse Brandtzæg.

Os lucros operacionais (LAJIR) da Metal Primário melhoraram, ainda que os preços realizados da alumina permanecessem baixos. Os baixos custos relacionados com a alumina e a energia elétrica, os preços premium e os custos fixos mais baixos em virtude da estação tiveram um efeito positivo nos resultados operacionais do trimestre. Até o momento, a Metal Primário já vendeu cerca de 50 % de sua produção de alumínio primário, prevista para o quarto trimestre de 2013, a um preço ao redor de USD 1.800 por tonelada métrica, sem contar o volume da Qatalum.

O LAJIR da Mercados de Metal apresentou queda em comparação ao trimestre anterior, afetado em grande parte pelos volumes mais baixos da estação e margens menores.

Comparado com o segundo trimestre, o LAJIR da Produtos Laminados foi estável. A queda sazonal nas vendas foi compensada pelos custos operacionais que diminuíram.

O LAJIR da Energia melhorou, em comparação com o segundo trimestre, basicamente devido ao aumento de produção e também dos preços spot em decorrência dos baixos níveis de precipitação.

O fluxo de caixa operacional foi de NOK 1,1 bilhão no terceiro trimestre. O caixa líquido utilizado para atividades de investimentos somou NOK 0,7 bilhão. A posição de dívida líquida da Hydro perfazia um total de NOK 0,5 bilhão no final do terceiro trimestre.

Os lucros antes de juros e impostos totalizaram NOK 597 milhões no terceiro trimestre. O LAJIR relatado, incluindo ganhos líquidos de derivados não realizados e efeitos negativos do metal chegaram a uma perda total de NOK 80 milhões, os ganhos com desinvestimentos foram de NOK 53 milhões e outros itens somaram uma perda líquida de NOK 36 milhões.

A refinaria de alumínio Alunorte e a fábrica de alumínio Albras celebraram diversos contratos em USD no Brasil para o segundo semestre de 2013 e para todo o ano de 2014. O valor total do programa foi de USD 1.220 milhão, inclusive montantes já pagos, sendo dividido em 30 % e 70 % para 2013 e 2014 respectivamente. A taxa de câmbio média conseguida para o programa como um todo foi de 2,30 e 2,41 para 2013 e 2014 respectivamente.

Em inglês:

Key financial information
NOK million, except per share data Third
Second
% change prior quarter Third
% change prior year quarter First 9
months

First 9
months
Year

Revenue 16,146 16,053 1% 14,722 10% 48,309 48,596 64,181

Earnings before financial items and tax (EBIT) 597 375 59% (232) >100% 1,677 (132) 571