O programa Viver Cidadania é uma iniciativa da Hydro em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Paragominas (PA). Seu foco é apoiar na qualificação das equipes de gestão e técnica da SEMAS que atuam nos diversos serviços e frentes da rede da Assistência Social.

O Viver Cidadania atua na ampliação de repertório de ações socioeducativas em diversas temáticas, assim como nas formações presenciais e à distância de equipes técnicas dos CRAS e na sistematização de conhecimentos na forma de publicações de referência e elaboração de cadernos educativos.

“Mesmo com os desafios da pandemia, tem sido possível apoiar os profissionais que lidam na linha de frente com a população mais vulnerável e afetada por essa crise. No ano passado, adaptamos nossa metodologia de formações e estivemos presentes de forma online nos diversos espaços de Assistência Social em que o programa acontece”, afirma Luana Carvalhosa, gerente sênior de Sustentabilidade e Programas Sociais da Hydro.

O Viver Cidadania permite uma aproximação da Hydro com lideranças e populações locais, caracterizados por laços de confiança mútua. Além disso, ele está alinhado com os valores da empresa, pois contribui para o desenvolvimento territorial e participação na vida comunitária por meio de ações sociais consistentes.

Na última sexta-feira (18) foi realizada, em formato online, a abertura de uma nova etapa do Viver Cidadania. Nela foi apresentada a evolução do Programa, as propostas acordadas entre a Hydro e a nova gestão da SEMAS para o ano, bem como os temas das formações e tutorias previstas para os próximos meses.

Responsabilidade Social Corporativa

A Hydro reestruturou, nos últimos dois anos, a sua estratégia de investimento social privado, a partir de um diálogo transparente, respeitoso e igualitário com todas as partes interessadas. Essa estratégia é orientada por 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4, educação de qualidade; ODS 8, trabalho decente e crescimento econômico; e ODS 16, paz, justiça e instituições.

No Pará, o alcance está nos sete municípios onde a companhia opera: Barcarena, Abaetetuba, Moju, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.  Em março de 2021, a Hydro divulgou o balanço de sua atuação. Somente em 2020, mesmo em tempos de pandemia, e em formato online, foram beneficiadas mais de 23 mil pessoas.