A Hydro concluiu a segunda edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, realizado em parceria com a iniciativa REDES - Inovação e Sustentabilidade Econômica, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Foram 11 empresas de Paragominas e região, que receberam a certificação de conclusão e agora estão mais capacitadas para seus negócios. A iniciativa está alinhada aos princípios da Companhia de fortalecer e contribuir com o crescimento da economia do Pará. No próximo dia 27, será realizado o evento de encerramento desta edição, em formato online.

As empresas foram capacitadas nas áreas de Gestão Estratégica, Inteligência Comercial, Gestão Operacional e Indústria 4.0. O programa conta com consultores da REDES/Fiepa e profissionais da Hydro. Foram selecionadas empresas locais que atendem a Mineração Paragominas, mina de bauxita localizada no município, e que correspondem aos critérios de seleção, entre eles performance, técnicas e compras.

“Acreditamos que fornecedores mais qualificados desenvolvem novos negócios e, consequentemente, geram riquezas e empregos no Pará. Ao investirmos em nossos fornecedores, colaboramos para que eles estejam mais bem preparados para administrar suas empresas de maneira sustentável, gerando resultados positivos para o nosso negócio e para a sociedade de Paragominas. Diante dos desafios da pandemia, conseguimos dar andamento ao programa, sinalizando oportunidades de melhorias no fornecimento de produtos e serviços à Companhia”, ressalta Eduardo Kaiser, gerente de Governança e Qualidade de Fornecedores da Hydro.

A segunda edição do programa iniciou em janeiro de 2020 e contou com encontros presenciais até o início da pandemia da Covid-19. Por conta desse novo cenário, a Hydro adaptou o programa e migrou todas suas atividades para o formato online, respeitando o isolamento social. Por se tratar de um universo totalmente novo, a companhia realizou um trabalho de mentoria aos empreendedores sobre essa migração para as plataformas digitais.

O programa teve quatro módulos com 15 disciplinas, totalizando 64 horas de curso. Os empreendedores puderam atualizar os seus conhecimentos e habilidades sobre gestão organizacional, compliance, propostas técnica e comercial, segurança no ambiente de trabalho, Responsabilidade Social Corporativa, Transformação Digital e Direitos Humanos. Em cada disciplina, os fornecedores passavam por uma avaliação sobre os temas. Ao final, eram identificados pontos de melhorias, o que gerou um plano de ação para cada empresa.

“Para nós, como empresa, foi muito construtivo. Conseguimos implementar processos desenvolvidos no curso e agregamos conhecimento. Outra coisa muito positiva foi a troca de experiências com outras empresas que estavam participando do Programa. Conseguimos absorver o conhecimento passado pelos colaboradores da Hydro e também da REDES/Fiepa. Foi uma ótima experiência”, afirmou Luciana Macedo Amorim, gerente da empresa Mangueirão, especializada em mangueiras hidráulicas e implementos agrícolas.

Desenvolvimento - Um dos objetivos da Hydro é o desenvolvimento das regiões onde atua, como a de Paragominas. No ano passado, por exemplo, a Mineração Paragominas gastou, aproximadamente, R$ 1 milhão em compras, sendo que 39% desse valor foram investidos em compras no Pará. Desse percentual, 19% apenas em Paragominas.

Sobre o Programa - Desde 2017, a Hydro trabalha com diversas iniciativas de desenvolvimento de fornecedores locais. O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Hydro passou por uma reestruturação em 2018, o que resultou em um programa integrado de qualificação corporativa às empresas parceiras da Companhia. A primeira edição no novo formato promoveu a certificação de 21 empresas. Foram mais de 130 horas-aula, cerca de 200 pessoas diretamente alcançadas e 200 ações de melhorias e investimentos dos fornecedores.

Em 2019, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores locais foi ampliado englobando empresas de Barcarena, Paragominas e Região Metropolitana de Belém. O objetivo foi estimular os fornecedores locais por meio de capacitações técnicas, práticas e avaliações aplicadas, gerando melhorias no seu desempenho e fomento de novas oportunidades de negócios em grandes projetos instalados no Pará.