Associações comunitárias de Barcarena assinaram, na sexta-feira (05/02), um termo de parceria com o projeto Travessia Barcarena para apoiar a produção de máscaras faciais não médicas por costureiras do município. Por meio da parceria, três entidades locais farão a articulação das 90 profissionais que participam, atualmente, do projeto para o incremento da atividade e geração de renda. As associações beneficiadas são Centro Comunitário de Vila Nova, Associação de Moradores Renascer em Cristo e Associação Comunitária Luz Divina.

A expectativa é que mais profissionais sejam inseridas no projeto e que sejam distribuídas gratuitamente às comunidades locais 150 mil máscaras. “Essa assinatura do termo de parceria marca uma importante parceria, que tem potencial para se tornar um projeto de longo prazo, contribuindo para que as associações ganhem protagonismo junto à geração de renda no território. É isso que nós esperamos. Desta forma, estamos ajudando também no combate à circulação do novo coronavírus”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Territorial da Hydro.

Sandra Faé, da consultoria da Synergia Socioambiental, responsável pela implementação do projeto, ressalta que o Travessia Barcarena traz a possibilidade de apoiar a geração de renda quando a questão das perdas de trabalho está em evidência. “Os recursos oriundos do projeto vêm para dinamizar a economia local. Ou seja, essa parceria propicia ao mesmo tempo o fortalecimento das associações e do projeto. Com certeza, ainda teremos muitas iniciativas pela frente. Agradeço por estarmos juntos nesse momento tão importante”, acrescenta.

A articulação das costureiras envolve ainda a qualificação profissional e a formação de uma rede de produção. Maria Selma, representante das costureiras, comenta a satisfação em participar do projeto, que também apoiará a prevenção da Covid-19. “É uma emoção muito grande participar de um projeto como esse e saber que o fruto do nosso trabalho vai ajudar a salvar pessoas, que aquelas máscaras vão servir pros nossos filhos, nossos netos. Desejo que isso seja apenas o início de tudo e que, daqui para frente, o nosso município e a nossa comunidade possam participar de vários outros projetos”, destaca.

O Travessia Barcarena conta com o apoio financeiro de R$ 3,8 milhões, sendo que R$ 2,5 milhões são investidos pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro e R$ 1,3 milhão via PPA Solidariedade, formado pelos parceiros USAID, NPI Expand gerenciado pela Palladium, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem. Além do apoio às costureiras, o projeto promove capacitação e geração de renda aos agricultores familiares da região, que terão parte de sua produção adquirida e posteriormente doada para comunidades locais pelo projeto.

Fundo de Sustentabilidade Hydro

É uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável e apoia projetos de base comunitária e com dinâmica participativa. Instituído em 2019, o Fundo de Sustentabilidade Hydro nasceu de um compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte de investir R$ 100 milhões para alavancar iniciativas e ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável de Barcarena (PA), em um período de 10 anos. Os investimentos nesse território são o marco inicial da trajetória do FSH.

A definição das diretrizes dos investimentos feitos pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro é feita em parceria com a sociedade civil organizada, em processos participativos, e por meio de diálogos abertos. Em Barcarena, a primeira parceria é com a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS).

Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a COVID-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à COVID-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19. Na Amazônia, o Fundo de Sustentabilidade Hydro é parceiro da iniciativa.

A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a COVID-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão da COVID-19; Promover medidas de prevenção e controle de infecções pela COVID-19 em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a COVID-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.