A Hydro Energia participou na última sexta-feira, 1º, do XXIII Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Norte, promovido pelo Grupo Equatorial e realizado no Radisson Hotel Maiorana, em Belém. O evento reuniu conselhos de pelo menos cinco estados brasileiros durante dois dias para debater o futuro da energia elétrica na Região Norte.

O Diretor Comercial da Hydro Energia, Caio Fernandes, participou do evento a convite da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) e compartilhou mais informações sobre o Projeto de Lei nº 414/2021, também conhecido como PL da portabilidade da conta de luz, que busca a modernização do setor elétrico.

a group of men sitting in chairs

“Temos o papel de consultor interno na Hydro e estamos acompanhando de perto todos os movimentos regulatórios que possam ter relação com os projetos da empresa. A Hydro Energia vem conversando com stakeholders e instituições relacionadas a esse projeto de lei e o que trazemos para o evento é a nossa experiência e atualização do status do projeto”, explica Caio. Atualmente, a Hydro é associada da Abrace e participa do Conselho Diretor da entidade.

O PL 414/2021 é o antigo PLS 232/2016, que já foi aprovado pelo Senado. Um de seus principais pontos é a abertura total do mercado livre de energia, incluindo consumidores de baixa tensão, estabelecendo 24 meses para desenvolver um plano para essa abertura do setor elétrico, com soluções para medição, faturamento, avaliação dos impactos e desenho do supridor de última instância, previsão de 24 meses para separar as atividades de distribuição e comercialização regulada; retirada da obrigação de distribuidoras e consumidores livres da contratação da totalidade da carga; e a possibilidade de que distribuidoras do mesmo grupo econômico formem uma única comercializadora regulada.