No último dia 06 de dezembro, a Hydro participou da inauguração da “Usina da Paz”, projeto integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que beneficiará moradores do bairro da Terra Firme, em Belém. No dia 21 de outubro, a empresa já havia realizado a entrega da unidade nos bairros de Jurunas e Condor e, com previsão para 12 de janeiro de 2023, deve ser entregue a terceira unidade em construção por meio da parceria, no bairro do Guamá.

O complexo UsiPaz será administrado pelo Governo do Estado e proporcionará aos moradores do entorno acesso a mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e psicológico, assessoria jurídica, emissão de documentos, capacitação de lideranças, treinamentos e cursos profissionalizantes, beneficiando mais de 60 mil pessoas com possibilidade de inclusão social, serviços de cidadania, educação, saúde, de empreendedorismo, de oportunidades que trazem transformação social.

“Com mais esta Usina da Paz, desta vez na Terra Firme, firmamos o compromisso da Hydro em apoiar na melhoria da qualidade de vida das comunidades do Pará. Essa iniciativa está alinhada com os valores e com a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da empresa e orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Educação, emprego e acesso à cultura são transformadores sociais e a Hydro está comprometida com o objetivo de tornar a sociedade onde opera mais inclusiva e melhor para todos”, ressalta Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul”.

O espaço tem capacidade para receber cerca de 1,5 mil pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural; piscina semiolímpica; playground, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

Sobre o projeto - As Usinas da Paz (UsiPaz) são complexos multifuncionais do Governo do Pará que buscam a transformação social, redução da violência e mais cidadania. As obras do complexo da Terra Firme foram realizadas em parceria com a Hydro e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado.

A UsiPaz Terra Firme fica localizada na Passagem Belo Horizonte, entre a Avenida Perimetral e Passagem do Arame, ao lado do terreno da Eletronorte.