No âmbito da parceria, a Hydro e o Grupo Volvo pretendem traçar um roteiro para o fornecimento de alumínio primário em 2030, com uma pegada de carbono 80% reduzida em comparação com a média atual da indústria global. O acordo histórico foi assinado no âmbito da First Movers Coalition, lançada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e pelo Fórum Económico Mundial na COP26.

“A parceria é a nova liderança. Estou muito satisfeito por ver dois dos nossos parceiros da First Movers Coalition unindo forças, utilizando o poder da aquisição para liderar a mudança para o alumínio verde e acelerar a procura por tecnologias líquidas zero”, afirmou o Enviado Presidencial Especial dos EUA para o Clima, John Kerry.

A Parceria da Hydro com o Grupo Volvo inclui:

• Estabelecer um roteiro para fornecer alumínio quase zero antes de 2030.
  • Cooperar para permitir uma maior utilização de alumínio com baixo teor de carbono na produção da Volvo para fornecer alumínio de zero carbono em 2040.

• Validar novos padrões de reciclagem para ligas, para otimizar a reutilização de materiais e explorar cadeias de valor de ciclo fechado, permitindo a utilização de mais sucata.

• Explorar como as soluções inovadoras de transporte do Grupo Volvo podem ser usadas nas operações de mineração da Hydro no Brasil para reduzir ainda mais a intensidade de carbono na cadeia de valor do alumínio.

Atualmente, a Hydro produz alumínio primário com uma pegada de carbono de um quarto da média global da indústria, que é de 16,7 kg CO2e/kg de alumínio. Até 2030, a empresa reduzirá as emissões em mais 30% e fornecerá volumes piloto em escala industrial com base em tecnologia de fundição livre de emissões. Empenhada em ser pioneira na transição do alumínio verde, até 2050, a ambição da Hydro é produzir alumínio com zero emissões de carbono, ao mesmo tempo que contribui para um futuro positivo para a natureza através de iniciativas sobre biodiversidade, tratamento de resíduos e uso do solo.

A Hydro e o Grupo Volvo unem forças para acelerar o transporte de zero emissões de carbono. Na foto estão veículos pesados ​​elétricos da Volvo. (Foto: Grupo Volvo)

“Estamos repensando cada etapa da nossa cadeia de valor para transformar a nossa indústria e permitir que os nossos clientes criem produtos finais verdadeiramente descarbonizados. Cada passo é importante no caminho para zero – um exemplo é explorar como as soluções inovadoras do Grupo Volvo podem nos permitir reduzir ainda mais as emissões de carbono em nossa cadeia de valor”, afirma a presidente e CEO da Hydro, Hilde Merete Aasheim.

A Hydro e o Grupo Volvo têm uma relação comercial bem estabelecida e estão firmemente enraizados na sua herança escandinava. Nos últimos anos, os países nórdicos assumiram a liderança global no desenvolvimento dos componentes críticos que impulsionam a transição verde. Somando-se à inovação nórdica no desenvolvimento de baterias verdes e aço, a Hydro é pioneira na transição do alumínio verde.

“Estamos comprometidos com a nossa meta principal de alcançar uma cadeia de valor de emissão zero de carbono até 2040. O acesso ao alumínio com baixo teor de carbono é mais um passo em frente. Acreditamos verdadeiramente que só avançando juntos, através de uma colaboração conjunta que acordámos aqui com a Hydro, é que poderemos ter um impacto positivo no nosso clima”, afirma o presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt.

Se inscreva para receber notícias e releases da Hydro

Se inscreva para receber notícias e releases da Hydro