A Hydro, como parceira do Instituto Ethos, participou no último dia 18 de setembro da segunda edição presencial da Conferência Ethos 360°, em Belém. O evento promoveu um dia de debates sobre o desenvolvimento social e econômico da Amazônia, com o objetivo de buscar caminhos para desenvolver a economia circular e a bioeconomia na região, além de discutir os desafios para manter a floresta em pé, sem deixar de proteger suas comunidades.

Distribuída entre três palcos simultâneos, a programação da Conferência Ethos 360° Belém teve início com o painel de abertura conduzido por Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos e contou ainda com a participação do prefeito de Belém, Edimilson Rodrigues.

As mesas de debate abordaram, entre outros temas, o papel das organizações sociais na proteção da Amazônia, a responsabilidade do setor privado na proteção de agentes que defendem a floresta e os impactos da desigualdade neste contexto.

O gerente de Diálogo e Engajamento da Hydro, Eduardo Bustamante, que participou no painel sobre os projetos de desenvolvimento social e ambiental para a região da Amazônia, apresentou a estratégia e ações da área de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro. Ele afirmou que a principal estratégia da Hydro está focada em pessoas, na natureza e numa sociedade mais viável. “O alumínio é o metal do futuro e, por isso, nossas operações são importantes, mas precisam estar focadas em uma sociedade mais viável para uma transição justa. Nossos produtos, como o alumínio e a energia renovável, fazem parte do futuro mais sustentável que almejamos e estamos investindo fortemente na redução das emissões de carbono para alcançar as metas estabelecidas em 2021, na utilização do resíduo de bauxita e no investimento social, que também é um importante pilar das metas de sustentabilidade da Hydro. Destaco que, além do Fundo de Sustentabilidade Hydro que investiu 5.5MBRL em 2022, temos mais 20 projetos de inciativas sociais, beneficiando milhares de pessoas que são o centro desta transformação esperada”, destacou Bustamante.

Bustamante destacou ainda a importância do fortalecimento das relações intersetoriais, o papel do Poder Público, organizações da sociedade civil e empresas. É emergencial este espaço de diálogo de forma estruturante. Além disso, pontuou sobre a inserção das comunidades dos territórios onde a Hydro atua nas estratégias ambientais. “A Hydro vem investindo em programas sociais, em presença e criação de espaços de diálogo. Nossa política de Direitos Humanos é o pilar básico para essa relação. Acreditamos que a conexão entre empresa e comunidades precisa ser fluida, direta e pacífica.”, disse Bustamante.

Outra questão levantada nos debates foi a força da liderança da mulher nas comunidades amazônidas. “Isso é nítido na maioria das comunidades que atuamos e é também um compromisso da Hydro fortalecer esses direitos”, afirmou o executivo.

A programação da tarde retomou com a mesa Guardiões da floresta em pé – luta, ameaças, desafios e conquista, que contou com a presença de Jaciara Borari, liderança indígena do Tapajós, e Neidinha Suruí, coordenadora de Projetos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. A mediação ficou a cargo de Caetano Scannavino, coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria (PSA), que atua há mais de 35 anos na região amazônica.

Em formato simultâneo, a Hydro ofereceu o debate sobre a sustentabilidade na cadeia de fornecedores: desafios e oportunidades na promoção dos direitos humanos, com a participação de Eduardo Kaiser, gerente de Governança e Qualidade de Fornecedores da Hydro. Kaiser compartilhou com os participantes o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Hydro, e como ele se conecta com a recente parceria com o Ethos para desenvolvimento dos temas de sustentabilidade em diferentes elos da cadeia produtiva. O painel explorou desafios e oportunidades dessa gestão e os caminhos para que empresas estejam preparadas para implementar ações ASG e de promoção dos direitos humanos em suas operações diárias.

Sobre a Conferência Ethos 360°

A Conferência Ethos 360° promove debates para reflexão sobre temas sociais, políticos e econômicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e busca por equidade, diversidade, inclusão e transparência. Realizada desde 1998, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Entre seus objetivos estão:

• Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro;

• Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas;

• Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país;

• Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.