Com um público estimado em torno de 400 pessoas e como parte da programação da Varanda de Nazaré 2023, idealizada pela cantora Fafá de Belém, a Varanda da Amazônia discutiu, no último dia 4, diversos temas, como cultura, arte, meio ambiente, diversidade, ciências e bioeconomia, que convergiram para o mesmo propósito:  a COP 30 na Amazônia. A Hydro foi convidada para contribuir com as discussões sobre biodiversidade.

O diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro, Eduardo Figueiredo, participou do painel intitulado “A Biodiversidade merece nosso respeito - O papel e a responsabilidade das empresas brasileiras em setores como agro, mineração e indústria”. Mediado pelo Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Pará, Raul Protazio, o painel contou ainda com as contribuições do Gerente de Recursos Naturais da Confederação Nacional das Indústrias, Mário Cardoso, e da Diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patrícia Daros.

Segundo Eduardo, a Varanda da Amazônia traz discussões importantes sobre vários aspectos para a construção que se deseja para a COP 30. “Como a gente trabalha com pessoas, precisamos de mecanismos para que a COP em Belém seja ‘a COP das pessoas’. Precisamos engajar todos os grupos da sociedade em torno do compromisso e da responsabilidade com o meio ambiente. Esta vai ser uma grande oportunidade para união de diversos setores com o objetivo de potencializar o que a gente tem na Amazônia. Existe uma história fantástica a ser contada, mas precisamos saber contá-la. E que em 2025 a gente consiga fazer dessa oportunidade uma forma de transformar a nossa sociedade”, comentou o diretor.

Outro ponto abordado por Eduardo foi a importância de uma maior interação entre o setor empresarial e a sociedade.  “A empresa precisa estar sempre aberta ao diálogo com a sociedade para que a gente possa ter uma baliza social. O Pará com toda sua diversidade é o ambiente ideal para que esse diálogo seja uma troca rica entre os diferentes atores da sociedade. Não é simples, mas é o caminho que temos que seguir”, concluiu.

O Tipitix, projeto realizado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro e Fundação Mitsui Bussan do Brasil com execução do Instituto Peabiru, também fez parte da mostra de bioprodutos expostos no evento.