Criado com o objetivo de gerar oportunidades para quebrar o paradigma de que a área industrial não é lugar de mulher, o Programa Operacional para Mulheres (WOP) da Hydro visa engajar, capacitar e desenvolver pessoas para atuação na área industrial. Depois de formar mais de 80 mulheres no município de Barcarena em 2022, chegou a vez de Paragominas, onde 45 estudantes receberam seus certificados em dezembro nos cursos de Eletricista e Mecânica de Manutenção Industrial.

“Na área da mecânica hoje em dia, a mulher não atua muito. Então, esse curso foi de suma importância para agregarmos conhecimento e buscarmos oportunidades. A mulher hoje em dia pode fazer tudo o que ela quiser, e não podemos parar: temos que seguir buscando essa inserção e aprendizado”, conta Denise Silva, uma das formandas do curso de Mecânica de Manutenção Industrial.

Este programa é realizado em parceria com o Senai de Paragominas. Todas as concluintes terão a oportunidade de participar do recrutamento por meio de um processo seletivo para trabalhar na Hydro Paragominas. “Além da Hydro, outras empresas precisam dessa mão de obra, então nossa intenção foi formar essas mulheres para que essas empresas também possam absorver essas profissionais contribuindo com a sustentabilidade na sociedade. Quanto à Hydro, a meta global da companhia é elevar de 19% para 25% o número de mulheres em suas unidades até 2025”, pontua Adriana Prazeres, gerente sênior de Recursos Humanos da Hydro Paragominas.

Para receber o certificado, válido em todo o território nacional, as estudantes receberam aulas por três meses no Senai de Paragominas, com aulas teóricas e práticas. Ao final, elas contaram ainda com uma formação complementar fornecida pela Hydro abordando várias questões comportamentais e sociais relacionadas ao ambiente de trabalho e carreira.

“O Senai, como instituição de formação profissional, entende que é muito significativo formar o público feminino, que cada vez mais encontra oportunidades na indústria para estar inserido em áreas que antes eram majoritariamente masculinas. Ficamos muito felizes com essa oportunidade de direcionar o conhecimento para essas mulheres alcançarem cada vez mais novos objetivos no mercado de trabalho”, comenta Antonilson Conceição, diretor do Senai Paragominas.

Para a aluna Ana Paula Brito, a experiência de fazer o curso foi desafiadora. “Eu sou mãe, esposa e já trabalho, eu tive que me reinventar para encaixar o estudo na rotina. E esse curso mudou radicalmente a minha vida, ele veio para somar ainda mais, me qualificar, me dar uma nova oportunidade, um novo aprendizado e quem sabe me gerar uma nova carreira em uma nova área”, conclui.