A Hydro fará a baixa do valor de:

● Agio (goodwill) em Bauxita & Alumina (B&A), Brasil;
● Propriedades, instalações e equipamentos relacionados à refinaria de
alumina Alunorte e à mina de bauxita em Paragominas;
● Ativos fiscais diferidos na Alunorte;
● Propriedades, instalações e equipamentos relacionados à fábrica de alumínio Tomago, na Austrália.

Os prejuízos são considerados itens ajustáveis na Medida de Desempenho Alternativo da Hydro, Rendimento Líquido Ajustado, e não reduzirão o dividendo para 2023.

“As operações de bauxita e alumina são fatores essenciais para a Hydro ser pioneira na transição para o alumínio verde, reduzindo significativamente a pegada de carbono nas fases iniciais da produção. No curto e médio prazo, vemos um mercado de alumina desafiador e uma geração de fluxo de caixa fraca em B&A, proveniente da volatilidade do mercado em tempos de turbulência geopolítica, impactando a avaliação atual dos ativos”, diz a Presidente e CEO Hilde Merete Aasheim.

“A longo prazo, esperamos uma maior participação de ganhos mais verdes em B&A, à medida que reduzimos as emissões de carbono de nossas operações, enquanto expandimos nosso portfólio de produtos mais verdes vendidos a preços premium. Esses ganhos esperados não estão incluídos na avaliação atual para fins de teste de impairment, de acordo com as regras contábeis”, diz Aasheim.

Bauxita & Alumina

O prejuízo estimado por impairment no segmento de B&A é de aproximadamente NOK 3,8 bilhões.

A unidade geradora de caixa que tem o impairment consiste na refinaria de alumina Alunorte, na mina de bauxita em Paragominas e atividades relacionadas. O mercado mais fraco de alumina, com margens mais baixas e custos fixos mais altos, deve permanecer por um período mais longo do que o esperado quando a unidade foi testada para impairment no final de 2022. No teste do final de 2022, o valor em uso foi considerado igual ao valor contábil da unidade.

O impairment afetará principalmente o valor contábil do ágio e das propriedades, instalações e equipamentos. Para a Alunorte, o impairment está relacionada aos ajustes de valor justo da aquisição da empresa pela Hydro.

Os ativos fiscais diferidos anteriormente reconhecidos também foram revisados. A Hydro concluiu que as posições fiscais não utilizadas podem não ser recuperáveis para dedução em resultados futuros e, portanto, desvalorizará ativos fiscais de cerca de NOK 1,4 bilhão no quarto trimestre.

Alumínio

O prejuízo estimado por impairment no segmento do Alumínio é de
aproximadamente NOK 0,6 bilhão.

A unidade geradora de caixa impaired é a fábrica de alumínio Tomago, na Austrália, de propriedade parcial da Hydro, onde ela possui 12,4%, cujo atual acordo de preço de energia expira em 2028. O valor em uso é considerado menor que o valor contábil devido à insegurança sobre futuros acordos de preço de energia em combinação com um mercado de alumínio mais fraco.

A desvalorização afetará principalmente o valor contábil das propriedades,
instalações e equipamentos.

Esta é uma informação que a Norsk Hydro ASA é obrigada a tornar pública de acordo com o Regulamento de Abuso de Mercado da UE e sujeita aos requisitos de divulgação de acordo com a Seção 5-12 da Lei Norueguesa de Negociação de Valores Mobiliários.

Oslo, Noruega, 21 de dezembro de 2023.