A carteira é composta por 23 projetos na Suécia e dois na Noruega, abrangendo áreas de preço de eletricidade SE2, SE3, SE4 e NO2. Nos termos do acordo, Hydro Rein e IOWN iniciarão uma parceria de longo prazo para co-desenvolver esses projetos, com propriedade dividida em 80% para Hydro Rein e 20% para IOWN.

Os projetos estão na fase inicial do ciclo de desenvolvimento, com um número significativo de acordos de arrendamento de terras já assinados. Hydro Rein e IOWN trabalharão juntas para impulsionar o desenvolvimento dos projetos, em estreita colaboração com municípios anfitriões, proprietários de terras e comunidades locais. Os dois parceiros têm a ambição de realizar os primeiros investimentos antes de 2030.

"Estamos satisfeitos em unir forças com a IOWN e garantir uma grande carteira de projetos de energia eólica na Suécia e Noruega. A transação está alinhada com a estratégia da Hydro Rein de focar em projetos na fase inicial em nossos mercados principais. A IOWN possui uma equipe competente com ampla experiência no desenvolvimento de energia eólica nos países nórdicos, o que agregará bem a Hydro Rein", afirma Olivier Girardot, Chefe da Hydro Rein.

Auxiliando na descarbonização das indústrias

"A indústria precisa de mais energia. Com essa carteira de projetos, a Hydro Rein contribuirá para a eletrificação da indústria existente e para o desenvolvimento de novas indústrias verdes, tanto na Suécia quanto na Noruega. Estamos fortalecendo nosso papel como um dos principais fornecedores de soluções de energia renovável para indústrias mais sustentáveis", diz Girardot.

Esses projetos têm um potencial de produção anual de até 7,6 TWh, contribuindo significativamente para a descarbonização da indústria e melhorando o equilíbrio energético na Suécia e Noruega.

Olivier Girardot, Head of Hydro Rein and Richard Larsson, Head of IOWN in the Nordics. (Photo: Herman Skjølsvik/Hydro)

"Estamos convencidos de que a extensa eletrificação da sociedade que temos pela frente requer colaborações sólidas entre diversos setores que contribuam com sua experiência para os projetos. A Hydro Rein possui uma perspectiva de propriedade que valorizamos e compartilhamos. A forte conexão da Hydro Rein com indústrias intensivas em energia, combinada com a expertise da IOWN no desenvolvimento de projetos de energia eólica em terra, representa uma aliança para o futuro da produção de energia renovável. Nós, da IOWN, estamos muito orgulhosos e satisfeitos por colaborar com a Hydro Rein," afirma Richard Larsson, Chefe da IOWN nos países nórdicos.

Suécia e Noruega reconhecem a necessidade de novas fontes de energia renovável. A Suécia calcula que 100% de sua eletricidade seja proveniente de fontes totalmente livres de combustíveis fósseis até 2040. Da mesma forma, a Comissão de Energia da Noruega recomendou uma meta de 40 TWh de nova produção de energia até 2030.

A Hydro Rein está atualmente desenvolvendo 1.050 MW de projetos de energia renovável na Suécia. Stor-Skälsjön, um projeto de 260 MW desenvolvido em conjunto pela Hydro Rein e Eolus, está prestes a ser concluído e se preparando para entrar na fase operacional. Na Noruega, a Hydro Rein possui uma carteira de energia renovável de aproximadamente 700 MW.

A IOWN opera negócios nos países nórdicos e nos EUA, com amplo desenvolvimento, construção e gerenciamento de projetos de energia renovável, incluindo energia eólica em grande escala em terra, energia solar e armazenamento de energia em baterias.

Sustentabilidade e envolvimento local

A Hydro Rein e a IOWN estão comprometidas com práticas de desenvolvimento sustentável, priorizando o impacto mínimo na natureza e visando a ausência líquida de ecossistemas vulneráveis. Esse compromisso se estende ao planejamento cuidadoso do projeto, consideração da biodiversidade e integração paisagística, juntamente com esforços de restauração onde os impactos são inevitáveis.

As empresas enfatizam um diálogo sólido com municípios e comunidades locais ao longo do processo de desenvolvimento, aspirando serem proprietárias de longo prazo dos projetos.

Se inscreva para receber notícias e releases da Hydro