Um projeto itinerante no município de Barcarena vem dando oportunidades a várias mulheres para ingressar no mercado de trabalho e alcançar a autonomia financeira, com a realização de cursos em Labtruck.  É o projeto Mulheres do Nosso Bairro, apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) com o apoio da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT, com execução da Talento RH.

Mais de 150 mulheres já se formaram pelo projeto, desenvolvendo habilidades que ajudaram na conquista do tão sonhado emprego. Foi o caso de Mayara Barbosa, que entrou para o programa Jovem Talento da Hydro Alunorte. “O curso veio como uma porta de entrada de um novo mundo para nós, mulheres com histórias de vida diferentes, com um propósito de se desenvolver. As habilidades que eu aprendi me ajudaram a conseguir uma colocação como jovem aprendiz e a sonhar com um futuro cheio de conquistas”, conta a aluna.

“Foi uma mudança espetacular na minha vida e da minha família. O curso de oratória me ajudou a vencer a timidez e a me expressar melhor, me ajudando a conseguir o emprego que estou hoje”, afirma Claudine Menezes, uma das alunas destaques da formação.

O projeto foi selecionado para a Base Estruturante da Plataforma Conexões Sustentáveis, na linha de infraestrutura inclusiva e fomento à inovação, e iniciou suas atividades em março do ano passado. A iniciativa tem permitido que as mulheres aproveitem todas as oportunidades do mundo digital por meio do acesso à internet e outras ferramentas, além das capacitações com foco em inovação. “Ele nasceu da observação de que a mulher precisa atuar em diversas frentes e estar preparada para isso. A partir das conversas com diversos grupos sociais, na IBS, o Fundo de Sustentabilidade Hydro enxergou esta necessidade. A aceitação foi enorme e superou nossas expectativas. Tivemos grandes conquistas como contratações, aprimoramentos no local de trabalho, na vida acadêmica e no núcleo familiar. Elas perceberam o quanto a informação e o conhecimento são importantes em todos os aspectos da vida”, ressalta Daiane Costa, diretora do projeto.

Para este ano, o projeto terá mais uma turma, em Vila do Conde, com início neste mês de março. O projeto também fechou parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena, que cedeu o espaço da Quadra Poliesportiva Antônio Dias dos Anjos, para instalação do LabTruck, com aulas de informática itinerantes.

“O Fundo de Sustentabilidade Hydro teve essa sensibilidade em visualizar que o projeto seria importante para levar informação e conhecimento a essas mulheres. A ação visa principalmente inserir essas mulheres no contexto do empreendedorismo local, e ajudá-las a terem mais participação na geração de renda do núcleo familiar e a se tornarem mulheres independentes, emponderadas e valorizadas”, destaca Milene Maués, gerente de parcerias do FSH.