“Eu já trabalho com doces e geleias e eu aprendi que pra gente ter o sucesso, a gente precisa ser qualificado, e uma das coisas do Gastronomia do Amanhã é isso, qualificar todos os alunos a ser esse profissional da gastronomia.’, declarou Natalina Coutinho, moradora de Itupanema, comunidade de Barcarena, e uma das certificadas pela mais recente edição do curso.

A Albras, produtora de alumínio primário, localizada em Barcarena, é uma das incentivadoras da gastronomia dos municípios de Barcarena e de Abaetetuba, por meio do patrocínio ao programa “Gastronomia do Amanhã”. Realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), o curso realizado em 2023, proporcionou formação de 312 pessoas, durante a execução das 13 oficinas, entre outubro e dezembro do ano passado.

Quem trabalha na empresa, também teve a oportunidade de aprender mais sobre a gastronomia. As turmas aconteceram com cinco dias de duração de aulas, entre teóricas e práticas, abordando os temas de empreendedorismo, desenvolvimento de fichas técnicas para os alimentos, noções de planejamento de eventos e pequenos negócios, com destaque para o uso e os sabores dos ingredientes paraenses. “Apoiar projetos que viabilizem o crescimento profissional e econômico das regiões onde estamos inseridos, como Barcarena, é muito importante para nós. E mais uma vez patrocinamos este projeto porque, além de difundir técnicas de culinária profissional e fundamentos econômicos visando complementação de renda para as famílias, ele valoriza a cultura gastronômica do Pará”, destacou João Batista Menezes, presidente da Albras.

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica, conta como foi a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem. “O Gastronomia do Amanhã quer estar ao lado da comunidade de todo o estado do Pará. Por isso, para nós foi muito importante levar o curso para Barcarena, Abaetetuba e para uma das comunidades quilombolas da região. O aprendizado e a capacitação geram oportunidade para que essas pessoas possam fazer da gastronomia uma forma de gerar renda e melhorar a sua qualidade de vida”, pontuou.

Nesta edição, o conhecimento chegou até às Comunidades Remanescentes Quilombolas de Barcarena. Os alunos aperfeiçoaram o aprendizado para o uso dos ingredientes da cultura alimentar quilombola, em um gesto de respeito e celebração da cultura regional. Outro destaque foi a realização de turmas na Fazenda da Esperança, em Abaetetuba, um espaço que acolhe mulheres em processo de recuperação contra vícios. Durante o curso, foram usados ingredientes colhidos da nova horta da Fazenda, inaugurada graças ao apoio do grupo de voluntariado empresarial da Albras, que realizou ações na instituição durante todo o ano.