A Hydro ganhou o prêmio nacional Aberje de Comunicação Integrada pelas ações envolvendo a primeira vinda da banda norueguesa a-ha ao Pará, em 2015. Concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o prêmio é realizado há mais de 40 anos e reconhece as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira.

O prêmio foi recebido pelo diretor de Relações Governamentais e Comunicação da Hydro, Anderson Baranov, e pela coordenadora de Comunicação, Renata Freitas, durante cerimônia realizada em São Paulo. “O prêmio prova que a comunicação não tem fronteiras ou barreiras. Sem dúvida foi um dos projetos mais desafiadores que pude presenciar e que só foi possível graças ao trabalho em equipe, uma vez que reuniu todas as áreas da empresa e contou com o apoio incondicional de todos. É uma grande honra receber, em nome de todos os empregados da Hydro, este reconhecimento nacional”, diz Anderson.

"Essas atividades são parte de uma estratégia de longo prazo para fortalecer o entusiasmo e orgulho internamente, ao mesmo tempo em que aumentamos a conscientização e compreensão externa sobre a Hydro, nossas atividades e o compromisso de longo prazo com o Pará. E estamos tendo sucesso. Comprovado por este prêmio, mas também por meio de resultados em pesquisas de reputação seguindo essas atividades, onde vemos um aumento significativo na conscientização sobre a Hydro entre as pessoas do Pará", diz Inger Sethov, vice-presidente executiva de Comunicação e Relações Governamentais.

O a-ha no Pará

Realizadas em outubro de 2015, as iniciativas premiadas pela Aberje uniram os shows da banda a-há nas cidades de Barcarena e Paragominas, a distribuição dos kits escolares arrecadados em troca de ingressos, o projeto artístico-social com crianças de Barcarena e a plantação de mudas na área de reflorestamento da Hydro em Paragominas.

A ação celebrava um momento histórico para a Hydro – os 110 anos da companhia, os 30 anos da Albras e os 20 anos da Hydro Alunorte – e mobilizou a sociedade paraense, reforçando o posicionamento Para Sempre, que significa o compromisso da companhia de permanecer no estado. Ao todo, foram quase 30 mil pessoas nos dois shows, mais de 9 mil crianças beneficiadas pelos kits escolares arrecadados, mais de um milhão de pessoas alcançadas nas mídias sociais da companhia e quase 200 inserções na mídia.

O Prêmio Aberje

Eleito o mais importante prêmio setorial pelos diretores de comunicação das principais empresas do país na pesquisa Mapa da Comunicação Brasileira 2013, o Prêmio Aberje reconhece as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira, marcando a trajetória de profissionais e suas organizações como protagonistas do contínuo aperfeiçoamento das narrativas empresariais.

A história do Prêmio tem início com o 1º Encontro de Editores de Jornais e Revistas de Empresas, realizado simultaneamente à 1ª Exposição de Jornais e Revistas de Empresas no dia 8 de outubro de 1967, na cidade de São Paulo. Participaram 80 editores de 54 publicações. Desde então, a premiação colabora com o crescimento da comunicação empresarial brasileira, com a apresentação de cases inspiradores.

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer a Comunicação nas empresas e instituições e dignificar o papel do comunicador. Fundada em 1967, ela une a tradição e a busca constante por inovação e aperfeiçoamento nas diversas áreas da Comunicação. Sua atuação ultrapassa os limites do território brasileiro com projetos de relacionamento e intercâmbio com países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Índia, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.