Foram 28 visitantes, representando 17 comunidades diferentes vizinhas à refinaria, que fica localizada em Barcarena – PA, que tiveram a oportunidade de conversar com os gestores da Alunorte sobre como a empresa lida com o alto volume de chuvas nesse período do ano. A especial preocupação dos moradores foi causada por algumas imagens dos canais de drenagem da refinaria durante as chuvas do dia 4 de abril de 2019, que circularam nas redes sociais.

Durante a visita, no entanto, os gestores esclareceram que as imagens do DRS 1 não demonstravam nenhum risco ao meio ambiente ou à população. “Recebemos a comunidade aqui para esclarecer que o nosso sistema de drenagem e a barreira secundária da nossa estrada foram suficientes para conter o volume de água dentro da área da empresa, em um dia de chuvas extremas”, explica Aldo Lenzi, gerente sênior do DRS.

Felipe Picanço, gerente sênior de Operação de Tratamento de Água e Efluentes, também mostrou o sistema de monitoramento de água superficial e o monitoramento ambiental feito ao redor da refinaria. “A empresa tem o interesse de ficar aqui e continuar na região. Por isso, trabalhamos de forma sustentável e de acordo com os nosso valores”, comentou Picanço.

Em seguida, o grupo de visitantes visitou o canal de drenagem do lado sul do DRS 1, para ver de perto como a caneletas, canais e bacias trabalham para conter a água da chuva que cai sobre o depósito. A moradora da comunidade de Águas Verdes, Samara Santos, diz estar mais tranquila após a visita. “Eu achei fundamental porque assim nós ficamos por dentro do que realmente aconteceu, conhecemos a verdade. Agora eu já sei o que dizer para as outras pessoas que vierem conversar comigo sobre isso, posso passar o que vi aqui”, comentou. O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Novo Horizonte, Wagner Rolins, destacou que “essa continuidade dos diálogos com as comunidades é super importante e que todas as vezes que for preciso estará disposto a vir e comprovar os fatos”, reforçou.

Confira o vídeo exibido durante a visita e que explica o funcionamento dos sistemas de drenagem da água de chuva no dia 04/04: