A Hydro Alunorte conquistou o selo prata do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), ferramenta que calcula a emissão de carbono resultante diretamente do processo produtivo das corporações. Para a participação no programa, foram contabilizadas informações referentes à emissão de gases do efeito estufa (GEE), incluindo os dados de consumo de combustível em deslocamentos do quadro de empregados, emissões provenientes do processo produtivo e associadas à geração de eletricidade que a empresa consome, gasto com energia elétrica, uso de produtos descartáveis, como copos plásticos, entre outras ações.

“Este é mais um passo importante para a estratégia da Hydro sobre a meta global de redução de emissões de carbono em 30% até 2030. Esta conquista proporcionará maior confiabilidade no reporte das emissões da Hydro Alunorte e ampliará a visibilidade dos projetos de descarbonização, garantindo transparência sobre os dados de alta relevância para a sociedade, que se depara com o desafio de combater o aquecimento global”, avalia Michel Lisboa, presidente da Hydro Alunorte.

A certificação prata conquistada pela empresa é a intermediária da certificação, que ainda conta com os selos ouro e bronze.

Sobre o GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de GEE.

Foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e pela organização não governamental ambientalista World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.

O Programa tem como objetivos: Estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações; Proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.