A Hydro e Albras, em parceria com o Governo do Estado, assinaram no dia 18 de novembro, a Ordem de Serviço para a construção da Usina da Paz no município de Tomé-Açu, na Região de Integração Rio Capim. Trata-se de uma ação para fortalecer a segurança e a cidadania no município. Estão em processo de construção uma UsiPaz em Barcarena, com financiamento das duas empresas, e outras duas em Paragominas e Moju com financiamento da Hydro, com previsão de serem concluídas em 2025.

Quando estiver em funcionamento, a Usina da Paz destes municípios vai ofertar uma variedade de serviços gratuitos, como emissão de documentos, consultórios médicos, odontológico, cursos, piscina para os jovens e adultos, atividades esportivas, entre outros. Em Tomé-Açu, o complexo multifuncional será construído em um terreno doado pela prefeitura, localizado na Rodovia PA 140, S/N, esquina com Rua Parmalat, bairro Núcleo Urbano Informal NUI E-01.

Entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, a Hydro construiu e entregou ao Governo do Estado três unidades da Usina da Paz, em Belém (PA), contemplando bairros de maior vulnerabilidade social. Toda a construção das três unidades na capital do Pará foi financiada pela Hydro e realizada por empresas sediadas no estado, gerando mais de 1.300 postos de trabalho, com investimento de R$ 160 milhões.

“Esta parceria vem se fortalecendo a cada dia com o Governo e está alinhada ao nosso compromisso de apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Pará, principalmente nas regiões onde atuamos diretamente. Queremos cada vez mais contribuir para aumentar os índices positivos na educação, emprego e acesso à cultura dessas áreas, pois sabemos que são transformadores sociais. As Usinas da Paz são um legado essencial e comprovado de inclusão e desenvolvimento nos locais onde são construídas”, ressalta Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul”.

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual, que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.

Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco na Região Metropolitana de Belém e duas no sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa que fortalece a cidadania e a segurança pública no Pará.