Moradores das comunidades quilombolas de Jambuaçu e Juquiri, no município de Moju, e do município do Acará, receberam novas formações profissionais por meio do Programa de Capacitação Profissional da Hydro Paragominas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Alinhado à estratégia da Hydro de contribuir com o desenvolvimento das comunidades vizinhas de suas unidades, o Programa é fruto do diálogo com essas comunidades e busca oferecer cursos de qualificação profissional, deixando um legado de conhecimento e maiores oportunidades para o mercado de trabalho contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios.

Finalizados no mês de agosto, os cursos formaram 20 novos operadores de retroescavadeira, no Acará, e 30 soldadores em Jambuaçu e Juquiri, com aulas na unidade móvel do Senai estacionada na Casa Familiar Rural. Somente nessas últimas comunidades quilombolas, já são mais de 150 pessoas formadas em cursos profissionalizantes, entre 2021 e 2023. E, no mês de setembro, começa a divulgação do novo curso de confeiteiro na comunidade João Lobo, no Acará, com oferta de 20 vagas.

Novas capacitações em andamento - Já em Tomé-Açu, em agosto, ocorreram as aulas inaugurais dos cursos de operador de retroescavadeira, assistente administrativo e operador de computador, nas comunidades Água Branca, Itabocal e Tropicália, respectivamente, cada um com 20 vagas ofertadas.

A professora e presidente da Associação da Comunidade de Itabocal, Alcione de Nazaré Dias, destaca a importância de receber o curso de assistente administrativo na localidade. “Foi um presente para a nossa comunidade. Conhecimento nunca é demais. Poder ver pessoas do meu quilombo se qualificando para futuramente se inserir no mercado de trabalho, ter novas oportunidades e também levar conhecimento a outras pessoas, é motivo de grande alegria”, comemora Alcione.

Para o encarregado de sala de máquinas, Ronildo Carvalho Gomes, morador da comunidade de Água Boa, participar do curso de operador de retroescavadeira é uma grande oportunidade de qualificação. “O fato de ser realizado aqui na comunidade facilita muito para quem não tem tempo para deslocamentos e logísticas. Ter uma qualificação profissional é olhar para o futuro, o mercado de trabalho é muito competitivo e nós temos que estar preparados”, destaca Ronildo.

Ainda em Tomé-Açu, está prevista a quarta turma de mecânica de motores a diesel, na comunidade quilombola Nova Betel. Para esse município, deverão ser abertas 120 vagas ainda este ano.

“Investir em Educação e Habilidades é um de nossos eixos estratégicos, e com o Programa de Capacitação Profissional da Hydro temos colhido resultados transformadores, pois já impactamos, aproximadamente, 700 pessoas. E com a articulação feita pela gerência de Diálogo & Engajamento, a partir do diálogo social, estamos engajando, cada vez mais, a participação das comunidades no Programa, fortalecendo o relacionamento entre a Hydro e os territórios, além de contribuirmos com o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões”, destaca Eduardo Bustamante, gerente de Diálogo e Engajamento.

Outros exemplos de capacitação profissional promovidos pela Hydro

Trilha Formativa Mulheres - direcionada para mulheres com interesse em atuarem na indústria, essa formação é executada pelo Senai e a Rede Todos pelo Trabalho. Essa iniciativa dialoga com os esforços do RH da Hydro em identificar esse perfil nas comunidades de Barcarena.

Programa Operacional para Mulheres - a Hydro Alunorte e a Albras, por meio de uma iniciativa da área de Recrutamento das empresas, em parceria com o Senai de Vila dos Cabanos e com o apoio da Rede Todos pelo Trabalho, ofereceram cursos profissionalizantes nas áreas de Mecânica, Eletricista Industrial e Operação de Processos Químicos para 84 mulheres do município de Barcarena. Desse total de mulheres que receberam a certificação, 19 já foram contratadas pela indústria e as demais estão cadastradas no banco de talentos da empresa para futuras oportunidades.

Mulheres do Nosso Bairro – com apoio da Plataforma Conexões Sustentáveis, do Fundo de Sustentabilidade Hydro, em Barcarena, esse projeto tem o objetivo de oferecer formação em informática básica, letramento digital, dicas de habilidades comportamentais para o mercado de trabalho, parcerias de cadastro de currículo e encaminhamento na rede de empregos da cidade e para promover transformações positivas em prol do desenvolvimento de Barcarena. A primeira turma do projeto contou com 53 mulheres concluintes, que tiveram aulas no Lab Truck itinerante, estruturado com oito computadores, fixado no Centro Cultural de Barcarena Sede.

Programa Todos pelo Trabalho - O programa incentiva a discussão de estratégias e a promoção de soluções voltadas à geração de emprego, trabalho e renda no município de Barcarena através da Rede Todos pelo Trabalho. Já beneficiou mais de 250 pessoas de Barcarena com a oferta de formação e qualificação profissional.  A formação é uma das ações do Todos Pelo Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, sociedade civil organizada e outras empresas locais.