A Hydro participou na última quarta-feira, 24, do 1º Seminário de Educação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável no município de Barcarena, nordeste do Pará, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O objetivo foi discutir oportunidades de qualificação profissional baseadas na aptidão econômica do município de Barcarena, estimulando assim a conscientização acerca da educação tecnológica e incentivando o desenvolvimento da região. O evento foi realizado na Escola Técnica de Ensino do Pará Maria Siqueira dos Santos (EETEPA).

Um dos destaques do encontro foi o lançamento do Guia de Profissões da rede Todos pelo Trabalho (TpT), iniciativa de fomento ao emprego, trabalho e renda em Barcarena, implementado com apoio da Hydro, Alunorte e Albras em 2018. “Hoje representa para nós um marco essa parceria com a Escola Técnica e a possibilidade de apresentar uma produção do projeto que traz o perfil de mão de obra local e os dados sobre a economia do município para discutir com outros atores da região, como os professores da formação técnica do município. Assim, podemos avançar na construção de um planejamento para os próximos anos em Barcarena”, comenta Milene Maués, gerente de Parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH).

O Guia de Profissões conta com diversas informações levantadas por meio de diálogo social estabelecido no âmbito do projeto como pesquisa qualitativa realizada pela própria equipe do projeto junto a empresas atuantes na cidade, além de dados do IBGE e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Este guia foi criado por um conjunto de atores que se dispôs a dialogar e gerar o conteúdo, algo palpável que trouxemos aqui hoje. Que este dia marque a consolidação da rede Todos pelo Trabalho com os envolvidos e ações efetivas para fazermos a diferença, não apenas em Barcarena, mas quem sabe a nível de Estado com esta parceria”, comenta Daiane Costa, representante da rede TpT. O guia completo está disponível no link.

O lançamento do Guia de Profissões contribuiu com informações fundamentais para os debates levantados durante o seminário sobre políticas públicas, papéis de empresas e da sociedade e oportunidades no mercado de trabalho. Aproximadamente cem pessoas participaram das discussões entre alunos, professores e representantes de empresas que atuam nas áreas. “O objetivo da Hydro ao passar a Escola Técnica para o Estado é torná-la um polo de educação pulsante. Esse seminário é um grande marco pois sabemos que a escola já está funcionando de forma estruturada, pensando no futuro e no desenvolvimento da região. É uma oportunidade para empresas, sociedade civil e governo conversarem e traçarem as diretrizes educacionais para promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas”, Paula Marlieri, gerente sênior de Relações Externas da Hydro.