A Norsk Hydro Brasil apresentou 13 trabalhos técnicos na conferência anual do International Committee for Study of Bauxite, Alumina e Aluminium (ICSOBA) 2022. O ICSOBA 2022, um dos maiores eventos globais em bauxita e alumina, teve formato híbrido com apresentações online e presenciais em Atenas, na Grécia. Os trabalhos técnicos desenvolvidos na refinaria Hydro Alunorte e na mina da Hydro Paragominas trazem projetos de inovação que contribuem para o avanço do setor. Neste ano, a Hydro venceu o prêmio de melhor artigo sobre bauxita com o projeto “Study of Influences on the Productivity of Bauxite Slurry Hyperbaric Filtration through Box Behnken Design”. O trabalho avaliou a produtividade da filtragem hiperbárica da pasta de bauxita por meio da técnica Box Behnken Design.

“O número recorde de estudos técnicos da Hydro que foram apresentados no ICSOBA 2022, e a vitória de melhor trabalho na categoria bauxita, reforçam nosso compromisso em trazer inovação e sustentabilidade para a indústria de bauxita, alumina e alumínio. É uma demonstração de liderança tecnológica da Hydro, através de projetos que terão impacto positivo em toda a cadeia de produção do alumínio e nas comunidades em que temos operações”, afirma Raphael Costa, Diretor de Tecnologia de Bauxita & Alumina da Hydro.

Sobre os projetos apresentados

Foram apresentadas pesquisas sobre a utilização do resíduo de bauxita na produção de agregados sintéticos (em parceria com a UFPA), componentes cimentícios (em parceria com a USP) e recuperação de ferro (em parceria com o ISI-TM). Representantes destas instituições aliadas à Hydro estiveram presentes no evento, apresentando os trabalhos. Todos esses projetos fazem parte do programa de Pesquisa & Desenvolvimento de utilização do resíduo de bauxita da Hydro.

A Hydro Alunorte apresentou o projeto de elaboração de formas de gerenciamento de água com um processo cíclico e integrado de manejo. Com o uso de uma ferramenta de modelagem será possível identificar, quantificar e desenvolver estratégias para a melhor utilização dos recursos hídricos. O trabalho avalia formas de reduzir o consumo e a possibilidade de utilizar fontes alternativas de água. Na Hydro Paragominas também foi desenvolvido um Plano de Gestão de Recursos Hídricos para Indústrias de Mineração. O documento contém as principais informações sobre a gestão de recursos hídricos de forma acessível a qualquer empregado ou órgão governamental.

Focalizando na modernização da cadeia de produção do alumínio, a Hydro Paragominas está desenvolvendo a digitalização no monitoramento das barragens. A digitalização tem o objetivo de trazer mais informações sobre a situação geológica da mina para a equipe de geologia, consultores e agências governamentais, além de ser um importante complemento para os trabalhos das equipes em campo. Outro trabalho da Hydro Paragominas apresentado no ICSOBA demonstrou os benefícios ecológicos no reflorestamento de áreas mineradas de bauxita após a seleção e plantio de espécies vegetais pioneiras.

O ICSOBA é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que reúne profissionais do setor das principais empresas produtoras de bauxita, alumina e alumínio, fornecedores de tecnologia, pesquisadores e consultores de todo o mundo. A associação promove o intercâmbio de ideias e resultados do trabalho de diferentes áreas de pesquisa relacionadas à exploração e mineração de bauxita e à produção de alumina e alumínio.